Motoring: Weiße Karte für Filipe Cameirinha. Angehalten und Feuer im Auto von Bernardo Sousa gelöscht.


Der schwarze Rauch, der aus dem Auspuff eines Fahrzeugs austritt, ist mit einer Mischung aus überschüssigem Kraftstoff und Luft verbunden., Aber es war nicht dieses Signal, das den Can-Am T3 des Duos Filipe Cameirinha/Jeremy Dubois stoppte, während der zweiten Etappe des Rally Raid Portugal, was ihm die Anerkennung des portugiesischen Automobil- und Kart-Verbandes einbrachte (FPAK).

O piloto de Beja foi segundo na primeira etapa, atrás do seu companheiro de equipa e antigo piloto de rallys Bernardo Sousa, que tinha ganho a etapa, mas o dia seguinte não foi de sorte para o vencedor do reality show Big Brother Famosos 2022 II.

Em plena disputa da segunda classificativa, o Can-AM T3 conduzido pelo piloto madeirense, navegado por Hugo Magalhães, começou a arder e valeu a chegada de Filipe e Jeremy que auxiliaram os seus companheiros a apagar o incêndio.

“Parámos e os quatro extinguimos o incêndio. Nós podíamos ter arrancado e deixado o Bernardo e o Hugo junto ao carro incendiado e ganharmos a etapa. A corrida foi neutralizada e rebocámos o veículo do Bernardo até ao Parque Fechado e ele ficou em primeiro”, revelou ao JN o piloto alentejano.

Este gesto altruísta, levou a que a Direção da FPAK tenha distinguido com o “Cartão Branco/Fair Play” a dupla de pilotos Filipe Cameirinha/Jeremy Dubois “pelo fair-play demonstrado a socorrer de imediato um piloto acidentado no decorrer da prova, mesmo que isso lhes tenha custado o primeiro lugar”, revelou a entidade que superintende o automobilismo em Portugal.

O Rally Raid Portugal, que se disputou na região de Grândola, zwischen 2 und 7 de abril contava para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mas isso não levou que o “neto do Senhor Cameirinha”, como muita gente o trata em Beja, quisesse ganhar a todo o custo.

“É muito raro e é sempre um orgulho receber o prémio máximo de fair-play. Já tinha tido outras situações idênticas, mas nunca na disputa do primeiro lugar e na prova que era. Podíamos ter ajudado e dado ao slide, mas não faz parte da minha cultura desportiva”, justificou Filipe Cameirinha.

O empresário agrícola nos setores do vinho e azeite, que no dia 10 Juni 2015, foi agraciado pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, mit dem Preis des Geschäfts Order of Merit, Classe Mérito Agrícola, e o seu co-piloto, vão receber a distinção da FPAK, Am nächsten Tag 17 Mai, in Lagos, no decurso da Baja do Algarve.

Teixeira Correia

(Journalist)

Foto: Luís Brito


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg