Die portugiesische Luftwaffe (FAP) versucht, seine Fähigkeiten mit dem Embraer KC-390 zu erweitern, und verfügt bereits über zwei Projekte leiden.
Heute, Portugal possui dois jatos C-390 que, früh, estarão no padrão KC-390, já que a FAP está no processo de aquisição das sondas de reabastecimento que permitirão que o jato da Embraer abasteça outras aeronaves. Alguns países, como o Brasil, têm esse sistema como padrão em todas as suas unidades. andere, como a Áustria, preferiram não adquirir esse equipamento por falta de demanda para reabastecimento aéreo em seu contexto.
A FAP ainda tem mais três KC-390 a serem recebidos e espera, bis 2027, contar com essa capacidade, que é considerada “muito importante” pelo Comandante da Esquadra 506, Major Miguel Ângelo Paulo Pousa.
Em entrevista à FlightGlobal, oder offizielle, que lidera a única unidade que opera o KC-390 hoje em Portugal, afirmou que a habilidade de apoiar outras nações ou até vender horas de voo de aviões de reabastecimento é uma vantagem.
A escolha inicial de não adquirir a sonda é bem simples: zur Zeit, nenhuma aeronave da FAP tem capacidade de receber combustível em voo, com exceção do próprio KC-390 e dos caças F-16A/B. Jedoch, estes últimos utilizam o sistema da Força Aérea Americana, que não adota o padrão de mangueira e cesto, e sim uma lança que se conecta a um bocal na parte traseira do caça. O KC-390, heute, não tem capacidade para reabastecer os caças F-16, F-35A, F-22 e F-15.
dennoch, o interesse da FAP no equipamento sugere um possível futuro substituto para o F-16 por uma plataforma não americana, como o Gripen — algo que tem sido ventilado recentemente.
Vale destacar que o KC-390 não está substituindo o C-130 Hércules na FAP, mas sim o complementando. Uma decisão será tomada em breve, e a Embraer já sai na frente: "Agora que vimos quão robusto é o C-390 e com a retirada do C-130, estamos num momento crítico para tomar essa decisão, e ela virá num futuro próximo", concluiu o Major Pousa.
Quelle: Aeroin.net