Luftfahrt: Union sieht “gute Augen” Nutzung des Flughafens Beja auf bestimmten Flügen.


Es ist ein Vorschlag, der Sinn macht. Der Präsident der National Union of Civil Aviation Flight Personnel begrüßt die Idee der Unabhängigen Technischen Kommission, den Flughafen Beja für Frachtflüge und Charterflüge zu nutzen, Bis es einen neuen Flughafen gibt.

A Comissão entende que essa medida poderia contribuir para libertar o Aeroporto Humberto Delgado. Ouvido pela Antena 1, Ricardo Penarróias considera que as vantagens seriam muitas.

O relatório da Comissão Técnica Independente, hoje conhecido, aponta Beja como uma solução de recurso para voos não comerciais.

O estudo já está nas mãos do Governo com sugestões a pôr em prática, até que haja uma localização definitiva para o novo aeroporto.

Melhorias e construção de um novo Terminal T3

O relatório também propõe a transferência do “tráfego civil para Cascais” e do “tráfego militar (VIP) para uma base aérea, que não impacte com a operação do AHD, e a analisar com a Força Aérea Portuguesa (FAP)".

A CTI recomenda a melhoria das infraestruturas aeroportuárias com investimentos a realizar pela ANA Aeroportos/Vinci, que tem a concessão até 2062. As propostas incluem a criação da possibilidade de entradas múltiplas na pista 20 (a principal), taxiway paralelo, minimizando o cruzamento de pista, saídas rápidas para as pistas 20 und 2, optimização de circulação no solo e aumento do número de estacionamentos de aeronaves.

Outra proposta é “a criação de um novo Terminal T3, com acesso directo do exterior, e respectivas plataformas e taxiways de acesso” na zona militar de Figo Maduro, que teria de ser transferida para outra base aérea até existir nova solução aeroportuária para Lisboa.


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