Das Alentejo-Olivenöl-Nachhaltigkeitsprogramm fördert die Debatte über soziale und kulturelle Fragen im Zusammenhang mit dem Olivensektor der Region. Das Projekt unter der Leitung von Olivum, in Partnerschaft mit der Universität Évora, begann im vergangenen März.
No âmbito do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA) foram já promovido três debates que trouxeram para a mesa temas pertinentes para o setor oleÃcola, que nos últimos anos tem reforçado e consolidado o seu papel no panorama regional, national und international.
Portugal, após a campanha de 2021, passou a 6º maior produtor de azeite no mundo e 3º maior exportador da União Europeia. O crescimento do setor olivÃcola, registado nos últimos anos, deve-se essencialmente ao aparecimento de novas áreas de regadio – destacando o exemplo de Alqueva – que possibilitaram a instalação de olivais modernos e eficientes e a consequente instalação de lagares.
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo nasce da necessidade de solidificar este crescimento, tendo como principal objetivo certificar este produto, demonstrando ser produzido de forma sustentável e reforçando o seu valor. A certificação está a ser desenvolvida com o conhecimento técnico e prático da Associação de Olivicultores do Sul (Olivum), Promoter, com o capital cientÃfico e teórico da Universidade de Évora, entidade parceira, e com o contributo de quem está no terreno, olivicultores e produtores de azeite, assegurando que se trata de uma ferramenta rigorosa tecnicamente, e aplicável a nÃvel prático.
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo irá continuar a trabalhar na certificação e no reconhecimento do valor deste produto e da região do Alentejo.