Olivenöl: Das Produkt wird einen nachhaltigen Produktionsmaßstab haben, der weltweit innovativ sein wird.


Das Nachhaltigkeits- und Olivenölprogramm von Alentejo, unter der Leitung von Olivum und in Zusammenarbeit mit der Universität von Évora entwickelt, endet die erste Phase im Juni.

Esse programa consiste na criação de um referencial de sustentabilidade que vai avaliar a produção de azeite em áreas como a gestão de recursos humanos, gestão de água, eficiência energética ou preservação do património.

Ein Olivum, Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, entwickelt sich, em conjunto com a Universidade de Évora, o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA). Esta iniciativa é dirigida aos produtores de azeitona e lagares do Alentejo e pretende dar resposta a desafios prementes do setor olivícola da região, através da promoção e reconhecimento das práticas sustentáveis, nas dimensões ambiental, sozial und wirtschaftlich.

O PSAA tem três fases de desenvolvimento e encontra-se atualmente na primeira fase, que será concluída até junho, com a criação do referencial de produção sustentável. Com vista à criação desse referencial de sustentabilidade, as áreas de intervenção contempladas incluem a produção olivícola, gestão dos recursos humanos, gestão da rega, eficiência energética, gestão de resíduos e subprodutos, gestão de doenças e pragas, qualidade do ar, qualidade do azeite, neutralidade carbónica, embalagens e componentes, desenvolvimento regional e socio-economia, património cultural e gestão da paisagem, da biodiversidade e ecossistemas.

A primeira fase do PSAA culmina com a criação de uma plataforma de autoavaliação que permite ao produtor avaliar e garantir através de critérios objetivos e parametrizados a sustentabilidade da sua produção.

O grupo piloto, que se pretendeu mais restrito por razões de eficiência, es ist komponiert von 20 membros, Vertreter 24.746 hectares de olival e 12 lagares com uma capacidade de processar 20 mil toneladas de azeitona/dia e que representam 10 marcas de azeite do Alentejo. Hingegen, desde o arranque do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo, März 2022, já houve várias manifestações de intenção de aderir ao programa.

Na terceira e última fase do PSAA pretende-se desenvolver um quadro de referência alargado para todo o setor do azeite alentejano e atribuir um selo do PSAA aos produtos certificados.

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo é destinado a todos os associados da Olivum, aber nicht beschränkt auf. Qualquer produtor de azeite ou lagar poderá adotar o PSAA. E o objetivo é que, keine Zukunft, este programa possa ser alargado a outras regiões de Portugal e além-fronteiras.

A Olivum já reuniu com o Ministério da Agricultura para apresentar o PSAA e, in jüngster, esteve na Comissão de Agricultura, im Parlament, para apresentar o programa aos deputados.


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg