„Wir glauben, dass wir das größte und am meisten besuchte Turnier aller Zeiten haben werden“, begründete Francisco Agatão, ehemaliger Boavista-Spieler, und Pate des VII Beja Cup bei der Präsentation des Wettbewerbs, der gestern im Schloss der Stadt Alentejo stattfand.
Depois de dois anos de interregno devido à pandemia, a competição organizada pelo Clube Desportivo de Beja (CDBeja), terá como cenário o relvado natural e os dois sintéticos do Complexo Desportivo Fernando Mamede e do relvado sintético do Bairro da Conceição, na periferia da cidade, disputando nos 10, 11 und 12 de junho as competições dos escalões masculinos, Sub7, Sub9, Sub10, Sub11, Sub12 e Sub14 e no dia 16 de junho o torneio feminino de Sub16.
O torneio terá a participação de perto de um milhar de atletas, tem um orçamento de 70.000 EUR, tendo o clube organizador conseguido o apoio logístico do Regimento de Infantaria 1 e do IPDJ para albergar os participantes na Beja Cup 2022.
Rui Carraça, presidente do CDBeja, justificou que “é bom estar de volta, depois de um interregno de dois anos. A formação é a grande aposta do clube”, geschlossen.
A Câmara Municipal de Beja está ao lado do clube no apoio à competição, tendo a vereadora Marisa Saturnino referido que a iniciativa “destaca-se pelo espirito positivo e de mobilização e pela grande mais-valia que representa para a cidade e o concelho”. É uma grande oportunidade para a promoção do território”, geschlossen.
Na VI edição do Beja Cup 2019 teilgenommen 34 clubes e 57 Teams, in summe 781 Sportler (a maior participação de sempre), acompanhados por 148 elementos de staff.
Francisco Agatão o “Padrinho” do Beja Cup.
O antigo jogador do Boavista e do Estrela da Amadora e treinador do Salgueiros, Sportlich, Campomaiorense e diversas equipa dos Açores, decidiu este ano colocar ponto final na carreira profissional, regressar à terra natal e já assumiu o cargo de Coordenador do Futebol Juvenil do Clube Desportivo de Beja.
“Quarenta anos depois de andar a viver fora da cidade, é com nostalgia que regresso a casa e a um dos clubes que representei e que sinto. Neste regresso recordo a frase célebre: nunca perdemos o castelo de vista”, disse Agatão visivelmente comovido. “Depois da pandemia abre-se uma nova janela para a promoção do futebol jovem e é isso que vamos fazer no clube e mostrar com este torneio. Vamos ser felizes”, geschlossen.
Clubes e Escalões do Beja Cup 2022
Sub7 (8): Desportivo de Beja, Benavente, Barreirense, Escola Futebol Belenenses de Odivelas, Escola Futebol ARD-JIC (Coruche), Sociedade 1º de Janeiro (São Brás de Alportel), Portimonense e Footkart (Almeirim).
Sub9 (11): Desportivo de Beja, Benavente, Armacenenses, Barreirense, Escola Futebol Belenenses de Odivelas, Escola Futebol Belenenses de Loures, Louletano, Sociedade 1º de Janeiro (São Brás de Alportel), Portimonense, Samouquense e Sporting da Vista Alegre (Ilhavo).
Sub10 (8): Desportivo de Beja, Benavente, Armacenenses, Barreirense, Escola Futebol ARD-JIC (Coruche), Portimonense, Juventude de Évora e Academia Tavira-Sporting.
Sub11 (12): Desportivo de Beja, Benavente, Armacenenses, Ferreiras, Barreirense, Clube Alto Douro, Bobadelense, Samouquense, Portimonense, Juventude e Lusitano de Évora e Alenquer e Benfica.
Sub14 (6): Desportivo de Beja, Armacenenses, Barreirense, Alfragide, Sociedade 1º de Janeiro (São Brás de Alportel) und 4 ao Cubo-Associação Desportiva de Olhão.
Feminino Sub16 (7): Penedo Gordo (Beja), Lusitano aus Évora, Escola de Futebol Tocof, Centro Cultural de Brejos de Azeitão, Estrela de Santo André, Escola de Futebol do Benfica de Oeiras e Calipolense (Vila Viçosa).
Para acompanhar dia-a-dia o Beja Cup 2022: https://www.facebook.com/BejaCup/.
Teixeira Correia
(Journalist)