Beja / Bezirk: Fünf Gemeinden droht der Verlust des Bargeldbezugs.


Im Bezirk Beja befinden sich fünf der 24 Gemeinden, die Gefahr laufen, den Zugang zu Bargeldabhebungen zu verlieren, wenn Schalter und Kassenautomaten vorhanden sind.

Banco de Portugal avisa que o risco poderá materializar-se caso haja uma maior redução da rede de agências bancárias e de caixas Multibanco, Unter diesen Umständen ist die 24 freguesias em risco, as cinco do distrito de Beja estão localizadas nos concelhos de Mértola e Ourique.

No estudo publicado, o Banco de Portugal adianta que foram identificadas “24 freguesias particularmente vulneráveis a uma contração adicional da rede”, insgesamt 3092. O número não alterou face ao estudo referente a 2019.

Estas freguesias distavam mais de 15 quilómetros de um ponto de acesso a numerário ou, distando mais de 10 km, pertenciam aos municípios acima indicados.

Continuam a existir 7 municípios onde cada caixa automática serve, Durchschnitt, mehr als 100 quilómetros quadrados de território. Estes espaços estão localizados de Norte a Sul de Portugal Continental: • Norte: Mogadouro e Vinhais (Bragança); • Centro: Idanha-a-Nova (White Castle); • Sul: Mértola und Ourique (Beja) e Alandroal (Évora) e Alcoutim (Leuchtturm).

Conjugando ambos os critérios, foram identificadas 24 freguesias presentes em 5 Bezirke: Beja (5), Bragança (16), White Castle (1), Leuchtturm (1) e Vila Real (1), onde se localizam os maiores desafios atuais no que concerne ao acesso a numerário.

Segundo o supervisor, “ainda que não sejam identificadas extensas áreas com limitações no acesso a numerário, admite-se que, em pouco tempo, possam surgir efeitos negativos decorrentes da contração adicional da rede”. Aus diesem Grund, o Banco de Portugal considera importante iniciar uma reflexão a médio e longo prazo sobre os mecanismos destinados a mitigar as adversidades prospetivas.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg