O antigo presidente da Câmara de Beja José Manuel Carreira Marques morreu esta sexta-feira, bis 77 jahre alt, das Krankenhaus des Heiligen Geistes von Évora.
O antigo presidente, que tinha “problemas renais e de diabetes”, estava internado “há cerca de uma semana”, na unidade hospitalar de Évora, acabando por falecer esta madrugada, vítima de “Herzstillstand”.
Natural de Falagueira, no concelho de Amadora (Lissabon), José Manuel Carreira Marques, técnico de contas de profissão, foi eleito para a Câmara de Beja, erstmals, bei den Wahlen 1982 e tomou posse em janeiro de 1983, presidindo ao município até 2005, sempre eleito por coligações lideradas pelo PCP.
Antes de ser presidente de câmara, Karriere Marken, que residiu em Beja desde os 15 jahre alt, foi eleito deputado pelo PCP na primeira Assembleia Constituinte e foi depois deputado do partido na Assembleia da República pelo círculo de Beja, zwischen 1976 und 1982.
Na sua passagem pela Assembleia da República, fez também parte da comissão parlamentar portuguesa no Conselho da Europa.
Militant tun PCP aus 1974, Carreira Marques foi igualmente um dos “rostos” no Alentejo do Movimento da Renovação Comunista.
Presidiu ao Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, zwischen 1986 und 1989.
O político integrou o Conselho Geral da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja, ligada à criação do atual Aeroporto de Beja, foi membro da Comissão de Acompanhamento Ambiental das Infraestruturas de Alqueva e presidiu à Assembleia Distrital de Beja, entre outros cargos ao longo da carreira.
Depois de ter deixado o município da capital de distrito alentejana, im Oktober 2005, exerceu as funções de presidente da administração e de diretor executivo do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, mit Sitz in Beja, zwischen September 2009 und Oktober 2010.
Antigo redator do extinto jornal “O Camponês”, Carreira Marques colaborou com diversos meios de comunicação social locais e foi também autor de livros de crónicas e de poesia.