Die Gemeinde Beja führt Arbeiten zur Entfernung invasiver und unkrautartiger exotischer Arten durch, an den Ufern einiger Abschnitte der Wasserleitungen der Gemeinde, die städtische Ballungsräume durchqueren.
Estes trabalhos visam garantir a sua desobstrução e facilitar o escoamento dos caudais em situações hidrológicas normais ou mesmo extremas, reduzindo o risco de cheias.
As zonas alvo de intervenção concentram-se na ribeira de Santa Vitória, ribeira de Quintos e Pisões, troço junto ao lavadouro da Cabeça Gorda e de Santa Vitória e troço do Barranco dos Frangos, junto ao Bairro da Conceição.
A limpeza e desobstrução das linhas de água devem ser executadas em conformidade com as recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente, sendo da responsabilidade: der Gemeinden, nos aglomerados urbanos; dos proprietários, nas frentes particulares fora dos aglomerados urbanos e dos organismos dotados de competência, própria ou delegada, para a gestão dos recursos hídricos na área, nos demais casos.