In den Tagen, 7, 8 und 9 März 2025, a Praça Magalhães Lima, na Freguesia de Cabeça Gorda, será palco da 11ª edição do Silarca Festival do Cogumelo, um evento que se tem afirmado como um dos maiores símbolos da promoção da cultura e recursos naturais da região.
Organizado pela Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, o festival é uma plataforma para divulgar a riqueza dos recursos silvestres locais, com um enfoque especial no cogumelo Amanita Ponderosa – Silarca, uma espécie única que dá nome ao evento desde a sua criação em 2014.
Este festival não só celebra a biodiversidade regional, mas também procura envolver a comunidade de forma educativa e gastronómica, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Em cada edição, o evento tem crescido em número de visitantes e relevância, tornando-se um ponto de encontro para especialistas, produtores e entusiastas da gastronomia e da micologia.
O Silarca Festival do Cogumelo 2025 apresenta um programa variado e recheado de atividades para todas as idades. Além das tradicionais tasquinhas, que oferecerão uma vasta gama de pratos à base de cogumelos, os visitantes poderão participar em showcookings e workshops com chefs e especialistas da área. O festival incluirá também um passeio micológico guiado, conferências sobre a biodiversidade e a preservação ambiental, palestras sobre a utilização do cogumelo na gastronomia, e um mercadinho de produtos regionais que refletirá o melhor da produção local. Outro momento de destaque será a tradicional Lota Micológica, onde será possível adquirir as Silarcas certificadas, destacando o trabalho dos “apanhadores” da região, cujas práticas sustentáveis e responsáveis são essenciais para a conservação da espécie. Acreditamos que o Silarca Festival do Cogumelo 2025 será um marco importante para a freguesia de Cabeça Gorda e para o Concelho de Beja.
Este evento não apenas reforça a identidade local, mas também projeta a região no cenário nacional, atraindo visitantes, promovendo o turismo e impulsionando a economia local e segundo a Junta de Freguesia “o Silarca Festival do Cogumelo consolida-se como uma verdadeira celebração da biodiversidade, cultura e tradição da nossa terra”.
Embaixador do Festival
Bruno Ferreira, Schauspieler, locutor, humorista e escritor natural de Beja, continua a ser o Embaixador do Silarca Festival do Cogumelo desde a sua 3ª edição em 2016. O seu apoio constante tem sido fundamental para a divulgação e valorização da espécie Silarca e da região de Cabeça Gorda, além de fortalecer a identidade cultural local e os laços entre as coletividades da freguesia.