Castro Verde: Das neue Archiv wird im ehemaligen Dienstleistungsgebäude des Landwirtschaftsministeriums untergebracht.


Das neue Stadtarchiv von Castro Verde wird im ehemaligen Dienstleistungsgebäude des örtlichen Unterstützungsbüros des Ministeriums für Landwirtschaft und Fischerei untergebracht, in der Rua Dom Afonso Henriques.

Isto depois de a Câmara Municipal de Castro Verde ter assumido a titularidade do edifício, no âmbito do acordo estabelecido com o Governo que atribui à autarquia competências para gerir património do Estado sem utilização.

Este edifício público irá assim servir o novo Arquivo do Município que dispõe de um acervo documental vasto e de apreciável importância, testemunho da região, do concelho e das principais instituições públicas concelhias ao longo dos tempos, com especial ênfase para as matérias relacionadas com o funcionamento autárquico.

Este espaço revela a necessidade de se encontrar um repositório para todo o manancial documental que suporta grande parte do conhecimento que existe sobre as decisões político-administrativas do concelho e a cronologia dos momentos mais relevantes da vida do concelho de Castro Verde, disponibilizando-o para consulta e uso pelos serviços municipais e outros.

O edifício cuja gestão passou para o Município de Castro Verde, foi o dos antigos serviços do Gabinete de Apoio Local do Ministério da Agricultura e Pescas em Castro Verde, devoluto há décadas, sito na D. Afonso Henriques.

Na terça-feira o Lidador Notícias revelou que o antigo gabinete da Direção Regional de Agricultura (MORD), vai dar lugar ao Arquivo Municipal num investimento de 400 Tausend Euro.

Fonte do Município justificou então que “há muito, se identificou a necessidade de criação de um espaço que sirva o objetivo de criação de um Arquivo Municipal, necessariamente para concentração de todo o histórico documental do Município, e que a partir deste estádio se dê início à necessária organização e fácil disponibilização do seu acesso para consulta e uso pelos serviços municipais e outros”.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg