Es findet heute um 21:30 Uhr statt, das Museum Center von Sembrano Straße, in Beja, Die Konferenz "POSSE E USO DA TERRA: A degradação dos recursos naturais no Baixo Alentejo", von Maria José Roxo.
Die Konferenz, freier Eintritt, ist Teil des Zyklus „Land und Landschaften im Süden“, die aus einer Partnerschaft zwischen EDIA resultiert, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo e conta com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e da Universidade Sénior de Beja.
Este ciclo de conferências pretende ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.
Nesta conferência serão abordadas as políticas agrícolas têm incentivado ao longo do tempo a exploração da terra. A agricultura intensiva praticada no Baixo Alentejo, baseada em monoculturas de sequeiro e de regadio, tem conduzido a uma erosão acelerada do solo e à perda de fertilidade.
A mudança climática e a sobre-exploração dos recursos hídricos tem causado a diminuição da disponibilidade de água, afetando não só a agricultura, mas também os ecossistemas e as comunidades locais. A análise centra-se no caso das Serras de Serpa e de Mértola.
Maria José Roxo é Professora Catedrática do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais CICS NOVA. É membro da Academia das Ciências de Lisboa.
A entrada é livre e terá transmissão em direto pelo canal do Youtube da Câmara Municipal de Beja em: https://www.youtube.com/@CMBeja/streams