Die Gemeinde Mértola und die Dopation von Huelva, ein Treffen abgehalten, bei dem das Dokument vorgestellt und für die Schaffung der Europäischen territorialen Kooperationsagroup erörtert wurde (V), Dadurch wird das zukünftige trankgeopark zwischen dem Guadiana -Tal verwalten, Eine Serra de Aracena und Os Picos de Aracena.
Este acordo tem como objetivo impulsionar a candidatura transnacional para a classificação do geoparque, envolvendo tanto os MunicÃpios portugueses de Mértola, Serpa, Moura e Barrancos, como os MunicÃpios espanhóis da provÃncia de Huelva.
A iniciativa centra-se na estratégia de valorização do Vale do Guadiana e da Serra de Ficalho, com foco nas áreas turÃsticas, geológicas e identitárias da região. O projeto pretende transformar este território num polo de atração para o turismo sustentável, promovendo um desenvolvimento equilibrado e uma gestão integrada da área, com impacto positivo no turismo transfronteiriço.
A criação da AECT representa uma grande oportunidade para fortalecer os laços entre Portugal e Espanha, em iniciativas de valorização ambiental e promoção da cultura local. A aposta na geodiversidade, associada à identidade e história da região, tem como objetivo posicionar o Geoparque Transfronteiriço como uma referência europeia no contexto da sustentabilidade.
Este projeto está alinhado com as polÃticas europeias de cooperação territorial e promete ser um modelo de desenvolvimento regional, promovendo a identidade transfronteiriça e a cooperação entre os dois paÃses.