Das Koordinierungskomitee der Vereinigten Demokratischen Koalition (CDU) of Cuba veröffentlichte seine Entscheidung, João Português einzuführen, derzeitiger Präsident der Gemeinde, als Kandidat für den Präsidenten des Stadtrates bei den Kommunalwahlen 2021.
Em comunicado a CDU justifica que “renova assim a sua confiança num candidato cujo trabalho, ao longo destes quase 8 anos de liderança à frente dos destinos do concelho de Cuba, deixa pouca margem para dúvidas quanto à sua competência e capacidade para conduzir ao desenvolvimento socioeconómico do concelho com base no projeto autárquico da CDU”.
Apesar da pandemia provocada pelo covid-19, que afetou sensivelmente metade do presente mandato e impediu a concretização plena do programa político sufragado em 2017, “é incontestável o trabalho realizado pela CDU no concelho de Cuba em todos os órgãos autárquicos e em todas as áreas de intervenção do poder local, permitindo que todas as freguesias pudessem caminhar juntas em direção ao tão desejado desenvolvimento”, justifica a Coligação.
A CDU acrescenta que se apresentará “com o seu projeto e carácter diferenciador pela sua ação autárquica, mit ihren Vorschlägen und Optionen, fazendo prova dos valores do Trabalho, Honestidade e da Competência que assume, im Interesse der Menschen und die Arbeitnehmer, do rigor e isenção na gestão das autarquias, Intervention in der Verteidigung der öffentlichen Dienste und Bestätigung des Demokratischen Local Government”.
A terminar a CDU garante que “desenvolverá uma campanha eleitoral positiva e envolvente, baseada na seriedade política, encarando as próximas eleições autárquicas com a tranquilidade e a confiança fundadas no excecional trabalho desenvolvido ao serviço dos interesses das populações e do desenvolvimento do concelho de Cuba, na expectativa de ser merecedora de uma renovação reforçada da confiança por parte dos eleitores”.
Além de João Português, é conhecida a candidatura de Clarisse Mota Batista, cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, para as próximas Eleições Autárquicas de 2021.
João Português foi reeleito em 2017 mit 51,06% der Stimmen, gegen 43,24% do candidato do PS Luís Barriga e 2,68% conseguidos por Pedro Janeiro da coligação CDS-PP/PSD.
Desde as primeiras eleições livres do Poder Local, Cuba já conheceu quatro presidentes de Câmara: Francisco Felgueiras Rodrigues (6 jahre alt) 1976-1982, Antonio da Gloria São Bras (15) 1982-1997, Francisco Hühnerohr (16) 1997-2013 und João Manuel Casaca Portugiesisch (8) 2013-2021.