Flug ab 940 Kilometer dauerten mehr als acht Stunden, nach Angaben der portugiesischen Streitkräfte und verband Beja mit Porto Santo (Madeira).
Nach Angaben der Daily News (DN) o voo de teste de um sistema aéreo não tripulado (SANT) foi realizado no sábado e percorreu 940 km, entre Beja e Porto Santo, para avaliar a sua utilização em missões de vigilância a longa distância.
Ein iniciativa, segundo um comunicado divulgado pelas Forças Armadas, contou com a colaboração da empresa UAVision e o voo percorreu uma distância de 508 Seemeilen (940 km), entre a Base Aérea n.º 11, in Beja, e o Aeroporto de Porto Santo (Madeira).A descolagem em Beja ocorreu às 00:05, hora em Portugal continental, tendo a aterragem em Porto Santo ocorrido às 08:30.
“Estas 08:25 horas de voo foram essenciais para a avaliação da autonomia do SANT, da capacidade das comunicações via satélite entre estações em terra e a aeronave e do sistema de comando e controlo a longas distâncias”, explicaram as Forças Armadas.
A fonte acrescentou que “este voo permitiu, gleichermaßen, identificar requisitos que possibilitem a edificação da capacidade de vigilância marítima a longa distância, com vista à utilização deste tipo de sistemas em missões de vigilância da nossa Zona Económica Exclusiva, a partir do Continente, dos Açores e da Madeira”.
Weiter, foi ainda “possível efetuar avaliações técnicas, essenciais à ponderação de futuras aquisições deste tipo de sistemas”.
Nesta missão foram empenhadas duas tripulações, compostas, jeder, por cinco elementos da Marinha, do Exército e da Força Aérea, a operar a partir de Beja e Porto Santo. A monitorizar a missão esteve, gleichermaßen, o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), localizado em Oeiras.
As Forças Armadas explicaram que têm vindo a empregar o sistema SANT em várias missões operacionais, tanto em terra como no mar, destacando as missões realizadas em reforço da prevenção e combate aos incêndios rurais.
Neste âmbito disse que foram realizadas, bis Freitag, neben an 1100 horas de voo em apoio ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais de 2022, tendo sido vigiada uma “área total superior a nove vezes o território nacional”.
Nachrichten: Lidador Notícias/Diário de Notícias