EDIA fördert ein Wiederaufforstungsprojekt, das sich über eine Gesamtfläche von rund 1.000 Quadratkilometern erstreckt 30 Hektar und entwickelt sich in 6 Pilotgebiete, auf Grundstücken neben dem bewässerten Alqueva-Land.
Estas ações são feitas nos concelhos de Beja, Vidigueira, Serpa und Moura, e implica a intervenção em várias massas de água do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) e ecossistemas ribeirinhos associados.
São objetivos desta iniciativa a contribuição para a melhoria gradual do estado das diferentes massas de água do EFMA, com intuito de atingir o bom estado ecológico; favorecer a biodiversidade autóctone e colaborar para uma diversidade no mosaico da paisagem e também a promoção de áreas que possam vir a potenciar o sequestro de carbono e garantir a conetividade entre habitats com a criação de corredores ecológicos.
A implementação deste modelo de intervenção promove a recuperação de paisagens naturais com técnicas de retenção de água e novas plantações que oferecem soluções para problemas de erosão provocada pela intensificação da atividade agrÃcola na envolvente.
No projeto estão previstas plantações de diversas espécies de árvores e arbustos, entre eles o Sobreiro; o Medronheiro; o Amieiro e o Salgueiro; o Alecrim; o Loendro; o Choupo-branco e é financiado pelo programa COMPETE 2020 e Programa: 2021-REACT-13.