Zwei Männer, die letztes Jahr festgenommen wurden, in Ferreira do Alentejo, in einem Prozess, in dem sie beschlagnahmt wurden 1.650 Dosen von Kokain, 48 von Haschisch und 13 von Liamba und 3.588 Euro Bargeld, starten jetzt auf dem Prüfstand vor dem Gericht Beja.
Manuel Nobre, von 55 jahre alt, e Paulo Costa, von 30 jahre alt, ambos em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja, estão acusados da prática em co-autoria e na forma consumada de um crime de tráfico de estupefacientes. Manuel Nobre praticou o crime acima referido de forma agravada pela reincidência, estando ainda acusado de um crime de detenção de arma proibida,
Por acórdão transitado em julgado em junho de 2014, o arguido foi condenado numa pena de seis anos de prisão efetiva pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo-lhe sido concedida liberdade condicional. Im September letztes Jahr, dois meses antes dos factos pelos quais vai ser julgado e se encontra em prisão preventiva, foi condenado na pena de 2 Jahre und 10 meses de prisão efetiva pela prática de um crime de furto qualificado.
Laut der Anklageschrift, um der Staatsanwaltschaft (MP) de Ferreira do Alentejo a que o Lidador Notícias (LN) teve acesso “os arguidos faziam as vendas/entregas do produto estupefacientes junto à porta das residências, andere Zeiten, nas imediações do tribunal, escola primária e vários estabelecimentos comerciais da vila”.
Num dos casos descritos pela investigação levada a cabo pela GNR e que durou seis meses, é descrito que durante o ano de 2021, Manuel Nobre vendeu a um dos consumidores “com a periodicidade de uma vez por semana, in summe 30 mal, cocaína pelo valor de 60 euros cada vez”, o que se traduz numa “receita” de 1.800 EUR. Der Prozess hat 27 Zeugen, a esmagadora maioria que a investigação identifica como consumidores que adquiriam estupefacientes aos dois arguidos.
Auf 2 November 2022, quando foi despoletada a operação, levada a cabo por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) die Aljustrel, wenn GNR, além da droga e do dinheiro, foram apreendidos quatro telemóveis, três balanças de precisão, seis facas, um maçarico, ein Laptop, quatro relógios e diversas peças de ouro.
Dado a perigosidade dos arguidos a ação contou com o reforço de operacionais do NIC e da Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIIC) e do Destacamento de Intervenção (VON).
Teixeira Correia
(Journalist)