A 33ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira fechou portas com balanço bastante positivo, após três dias de casa cheia com 47 Tausend Besucher und 322 Aussteller.
Vieh, Landwirtschaft, oder Tourismus, Die Handwerkskunst, Lokale Produkte, a gastronomia e um intenso programa de animação foram os pontos fortes do certame, die fand am 18, 19 und 20 Juli, in Sao Teotonio.
O certo foi promovido pelo Município de Odemira em parceria com a ACL – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine, CAPRIMIRA – Associação de Criadores da Raça Charnequeira, EABL – Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, FARRUSCA – Cooperativa de Criadores da Raça Bovina Garvonesa ou Chamusca, Associação dos Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ARBUTUS – Associação para a Promoção do Medronho e Junta de Freguesia de São Teotónio.
As duas grandes novidades de edição de 2025 foram o Pavilhão dos Produtos de Odemira, com ofertas de produtos e produtores que espelharam a diversidade do território, e o Espaço Performativo, onde decorreram vários espetáculos e a exposição “Odemira Território Cultural e Criativo”.
A peculiar foi um dos fortes pilares da FACECO, com exposições e concursos de diferentes raças, desde o 36.º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 28.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira, o 20.º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia, bem como uma mostra dedicada à Raça Bovina Garvonesa. O certo foi o espaço para o 24.º Concurso Regional de Mel e o 4.º Concurso de Medronho da FACECO.
Com curadoria da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, o pavilhão dedicado em exclusivo ao artesanato local reuniu as artes de saberes tradicionais, num espaço de cultura, convívio e partilha entre os mais de 50 artistas presentes.
Ao longo dos três dias de feira aconteceram variedades de espetáculos culturais, num programa de animação pensado para todos os gostos e idades, mit 80% da atividade garantida através dos agentes culturais locais. Pelo palco principal da FACECO 2025 passaram os DAMA, Bárbara Bandeira e Clã.