Festival Futurama: Beja ist die nächste und letzte Station 16 und 17 Juni.


Die 2. Ausgabe des Futurama Festivals geht diese Woche zu Ende, in Beja, nachdem ich in Mértola und Castro Verde Spuren und schöne Erinnerungen hinterlassen hatte. Diesen Freitag und Samstag, Tage 16 und 17 Juni.

A 16 Juni, fruto de uma união entre a educação e a criação artística, a dupla Ana Borralho & João Galante estreia com estudantes de uma turma da Escola Secundária Diogo de Gouveia a performance/instalação duracionalMundos Interiores”, cujos processos foram desenvolvidos ao longo do ano e partilhados com o público no âmbito do Futurama.

Am selben Tag, a ceramista, escultora e artista visual cabo-verdiana Jacira da Conceição mostraInsularidade”, uma instalação e performance que celebra a ousadia de se viver em liberdade e em plenitude, reflectindo sobre as desigualdades raciais, de género, e entre o sul e o norte, na Igreja de Santo Amaro / Núcleo Visigótico (este momento repete-se no dia seguinte).

für Samstag, está reservada mais uma intervenção dos Embaixadores Futurama, dirigidos pelo seu parceiro de ideias, o performer e artista multidisciplinar brasileiro Gustavo Ciríaco. No Jardim Público de Beja, organizam um Concurso de Talentos que incentiva crianças, jung, adultos e idosos do Baixo Alentejo a partilhar com o público as suas vocações e sensibilidades. Am Ende des Tages, na Santa Casa da Misericórdia, o dramaturgo e encenador Rui Catalão partilha a sua nova criação, “Mal de Ulisses”, em primeira mão no festival, e Roxana Ionesco apresenta a performanceMorte às Fantasmas”.

Bearbeitung 2023 do Futurama termina com os concertos do projecto Cantexto – 7 grupos de cante alentejano (Rosinhas do Louredo, Singers Beringel, Ceifeiras de Pias, Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, Cardadores da Sete, Grupo Coral-Mine S. Domingos e Grupo Coral da Vidigueira) interpretam os textos encomendados a 7 autores portugueses contemporâneos (Joana Bértholo, Richard Zimler, Regina Guimarães, Ondjaki, Isabela Figueiredo, Afonso Cruz e Marta Pais de Oliveira), através de melodias compostas por Ana Santos, Celina da Piedade e Paulo Ribeiro – e da dupla brasileira Trypas Corassão, composta por Tita Maravilha e Cigarra, was denn, Mit Ihrem “pout pourri funk alucinação”, vão fazer o Jardim Público de Beja tremer ao som do melhor da música queer experimental do Sul global.

Todas as atividades têm entrada livre com contribuição voluntária, de forma a tornar a programação o mais acessível e inclusiva possível.


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg