Air Force: Embraer fährt mit Tests des ersten KC-390 fort.


De acordo com o site aeroin.net, a Embraer avança com a campanha de testes da primeira aeronave KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). As primeiras entregas estão programadas para 2023.

Segundo o aeroin.net, as atividades realizadas na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, estão concentradas nos ensaios em voo com o objetivo de atender aos requisitos específicos do Estado Português e que estão em certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Esta fase antecede a vinda da aeronave para a Portugal, onde serão integrados os equipamentos padrão OTAN (NATO) a serem certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal e com o envolvimento das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (ogma), subsidiária da Embraer em Portugal. Todas as atividades estão sendo acompanhadas pela FAP. As primeiras entregas para a FAP estão programadas para começar em 2023.

Como parte do processo de modernização das capacidades da FAP para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal, aumentando a prontidão para missões de interesse público, o Governo de Portugal assinou, im August 2019, um contrato com a Embraer para aquisição de cinco aeronaves KC-390 Millennium. O contrato contempla ainda suporte e serviços e um simulador de voo.

A aeronave cumpre todos os requisitos da FAP, sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, acrescentando capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.

Nahe 10 milhões de investimentos na BA11

eine Investition 9,8 milhões de euros destina-se à construção do edifício para a Esquadra 501 e para o simulador de voo, obras que custarão 5,3 Million, e a requalificação do hangar 131-264.

O hangar alvo de grande requalificação, foi durante muitos anos “a casa” dos Alpha-Jet, von Kader 103 - "Caracóis", suspensa em 2018 com o fim de vida das aeronaves recebidas da Alemanha.

Novo simulador de voo

Aos quase 10 Million, juntam-se a aquisição das cinco aeronaves KC-390 e do simulador de voo que envolve um montante superior a 606 Million, a que se juntam mais 221 Million, ambos acrescidos de IVA, sendo esta última rubrica referente a serviços logísticos, elektronische Ausrüstung und die Umsetzung des Flugzeugbeschaffungs- und -unterstützungsprogramms. Estas despesas foram autorizadas pelo Conselho de Ministros de 11 Juli 2019, para aquisição daqueles bens ao consórcio Embraer, SA und Embraer Portugal, SA.

Treinados no Brasil

Die erste portugiesische Besatzung der KC-390, Piloten und Frachtbetreiber, já foram treinados no Brasil junto da Ala 2, em Anópolis, com o pessoal do 1º Grupo de Transporte de Tropas “Esquadrão Zeus”, da Força Aérea Brasileira (na Fotos). Die Ausbildung wurde im November abgeschlossen 2021.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg