Oberst Rogério Copeto, seit 18 Oktober 2021, kommandierte das Ausbildungszentrum Figueira da Foz der GNR, beantragte seine Amtsenthebung, was vom Generalkommandanten angenommen wurde.
Sem revelar as razões para o seu ato, o oficial natural de Évora, revelou nas redes sociais que tinha apresentado o seu pedido ao Tenente-General Rui Clero, Comandante-Geral da GNR que de imediato aceitou o mesmo, estando a aguardar colocação no Comando-Geral, in Lissabon.
O oficial chegou à Figueira da Foz ainda como Tenente-Coronel, depois de ocupar o cargo de 2º comandante do Comando Territorial de Évora, tendo sido depois promovido ao cargo de Coronel.
Na hora da saída Rogério Copeto começou por “agradecer” aos seus comandos “todo o empenho na missão de formar”, tendo recordado que durante o ano letivo 2021/2022, no seu período de comando, foram ministrados no CFFF “diversos cursos de formação inicial, de promoção e de especialização, onde se incluem quatro Cursos de Formação de Guardas, um Curso de Promoção a Cabo e vários outros de especialização, nomeadamente de Proteção e Socorro, Verkehr, Fiscal, Investigação Criminal e outros, tendo o CFFF ministrado formação a cerca de dois milhares de formandos”, fertig.
Também nas redes sociais, António Barreira coordenador da ASP/GNR para a região Sul, reagiu à renúncia do Coronel Rogério Copeto justificando que: “não questionando as suas razões, quero-lhe dizer OBRIGADO, pois como Dirigente Associativo sei bem o que fez e faz em prol da formação da Escola da Guarda. Por último seria um grande orgulho o poder ver a comandar um Comando Territorial, sendo que caso aconteça que o faça no seu querido Alentejo”, geschlossen.
Wer ist wer
Rogério Copeto foi aluno da Academia Militar entre outubro de 1993 und 1998. Depois de concluído o Curso de Oficiais, exerceu, até outubro de 2000, o cargo de comandante de Pelotão nos Curso de Formação da Guarda, no então Agrupamento de Instrução de Portalegre.
es war, zwischen 2001 und 2010, comandante dos Destacamentos Territoriais de Fronteira, Estremoz und Évora. Depois de passar por outras funções, exerceu, zwischen 2013 und 2015, o cargo de Oficial de Relações públicas do Comando Territorial de Évora (CTÉvora). Com a promoção à patente de Tenente-coronel, foi colocado no Comando Geral da Guarda onde assumiu o lugar de Chefe de Divisão de Ensino/Comando de Doutrina e Formação.
Cinco anos depois de ter deixado o CTÉvora, in 21 Oktober 2020, o então Tenente-coronel Rogério Copeto regressou àquela unidade para assumir o cargo de segundo-comandante e de porta-voz do comando, funções que desempenhava antes de rumar a Lisboa.
Auf 15 Dezember 2015, o oficial foi condecorado, pelo então Comandante-Geral da Guarda, Tenente-General Silva Couto, com a Medalha de Prata de Serviços Distintos.
Teixeira Correia
(Journalist)