Der territoriale Befehl Beja (CTBeja) da Guarda Nacional Republicana (GNR) hat bereits den Betrieb für das Final Four des Handball-Supercups vorbereitet, das am Wochenende ausgetragen wird, im Pavillon Carlos Pinhão, Serpa.
A competição abre a época desportiva da modalidade, tem agendada a primeira meia-final, às 15h00 e irá opor o campeão nacional, Futebol Clube do Porto ao vencedor da Liga Europeia, Sport Lisboa e Benfica. dann, 17h30, Sporting Clube de Portugal, detentor da Taça de Portugal, defronta o 4º classificado do Campeonato Nacional do ano passado, o Clube de Futebol “Os Belenenses”.
As medidas implementadas visam garantir “a total segurança de pessoas e bens”, para que o desporto seja uma festa em que “os intervenientes diretos (Spieler, dirigentes e árbitros) e os indiretos (Zuschauer) possam desfrutar de dois dias de convívio”, gerechtfertigt Lidador Nachrichten (LN), o Capitão Nelson Pestana, responsável pela operação.
O comandante dos Destacamentos de Beja e Moura da GNR, reforça a importância de este ser um acontecimento de “grande visibilidade pela presença dos principais clubes portugueses” acrescentando que a Guarda espera um evento “sem incidentes, sem violência e sem casos, onde não seja necessária a nossa intervenção”, gerechtfertigt.
Em termos locais, refira-se que do CTBeja, serão empregues recursos humanos e técnicos dos Postos Territoriais de Serpa, Moura und Beja, e dos Destacamentos de Intervenção e de Trânsito. Existirão também efetivos nacionais da Unidade de Intervenção, com um Pelotão de Intervenção e de Cinotécnica, com binómios de patrulha e deteção de explosivos, e ainda da Unidade de Segurança e Honras de Estado, com um Esquadrão de Cavalaria.
Quem demandar Serpa, vai ter um dispositivo de visibilidade no interior e exterior do Pavilhão Carlos Pinhão, composto pelo militares do Esquadrão de Cavalaria, do Destacamento de Intervenção de Beja e do Posto de Serpa, “como fator de visibilidade e de desencorajamento de condutas menos corretas numa competição desportiva”, destacou o Capitão Nelson Pestana.
O oficial lembrou que os militares do Destacamento de Trânsito terão duas missões: “o controlo do trânsito nos acessos à cidade de Serpa e na condução das equipas até ao pavilhão. Duas das equipas estão sediadas em Beja e importa garantir uma viagem rápida e cómoda”, sagte,.
“Não temos informação da vinda de grupos organizados de adeptos dos clubes, pelo menos para o dia de sábado. Estamos em contato direto com os organizadores (Federação Portuguesa de Andebol e Câmara Municipal de Serpa) e temos informações sempre atualizadas, por forma a pudermos alterar a disposição do efetivo”, fertig.
“Depois de dois anos de constrangimentos, este ano os militares do CTBeja já estiveram envolvidos em eventos que mobilizaram muitos meios, nomeadamente o Festival Meo Sudoeste, Concentração Motard de Vidigueira e Feira Anual de Cuba”, acrescentando o oficial que com “o grande esforço e empenho dos profissionais da Guarda, a GNR tem garantido a segurança de pessoas e bens”, Er betonte,.
Com cerca de uma centena de meios humanos, apoiados por cães e cavalos, e mais de duas dezenas de viaturas, o Capitão Nelson Pestana acredita que após a final da Supertaça de Andebol, que se joga ao final da tarde de domingo, Serpa, todos os militares da GNR envolvidos na operação possam dizer: “Missão cumprida”.
Teixeira Correia
(Journalist)