Kapitän Nuno Afonso ist der neue Kommandant der Interventionsabteilung (VON) Comando Territorial de Beja da GNR tun. Er hat bereits die Transit- und Territorialabteilungen von Beja . kommandiert.
O oficial rende no cargo o tenente Rui Pinto, que comandava o DI em substituição do capitĂŁo Hugo Monteiro que está a frequentar um curso na Escola da Guarda, continuando a acumular com o comando das Secções de Recursos LogĂsticos e Financeiros e de Recursos Humanos e Justiça.
O Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Beja (CTBeja) es ist komponiert von 17 Elemente, 12 do pelotão de intervenção, 2 da cinotécnica e os dois oficiais anteriormente referidos. No caso do tenente Pinto além de ser o adjunto do comandante do DI, acumula com o cargo de Oficial de Relações Públicas.
O novo comandante do DI já comandou o Destacamento de Trânsito, primeiro como tenente e depois como capitĂŁo, e foi tambĂ©m comandante do Destacamento Territorial de Beja, tendo deixado o serviço operacional de rua com a passagem para as Secções de Recursos LogĂsticos e Financeiros e de Recursos Humanos e Justiça.
Nos corredores do antigo ColĂ©gio dos JesuĂtas/ColĂ©gio de SĂŁo Francisco Xavier a nova missĂŁo do capitĂŁo Afonso Ă© comentada como “o regresso de um operacional ao seu terreno. Estava emburacado”, sendo a mesma interpretada como uma decisĂŁo do recĂ©m-chegado comandante do CTBeja, Tenente-coronel GalvĂŁo da Silva, natural de Vidigueira e antigo 2Âş comandante da unidade, que conhece muitos dos integrantes do efetivo.
De salientar que o Destacamento de Intervenção está especialmente vocacionado para as missões de manutenção e restabelecimento da ordem pĂşblica, resolução e gestĂŁo de incidentes crĂticos, intervenção tática em situações de violĂŞncia concertada e de elevada perigosidade, complexidade e risco, segurança de instalações sensĂveis e de grandes eventos, inativação de explosivos, e aprontamento e projeção de forças para missões internacionais.
Teixeira Correia
(Journalist)