Infrastrukturen: Plataforma Cidadã trifft sich heute mit Minister João Galamba und liefert “Dossier Digital”.


Das Fahrkomitee der Bürgerplattform (CDPC) „SIM! Der Flughafen Beja ist Teil der Lösung“, trifft sich an diesem Montagmorgen mit dem Minister für Infrastruktur.

O encontro entra a CDPC e João Galamba, está previsto para as 09,30 Stunden, na sede do Ministério das Infraestruturas, in Lissabon, resposta do ministro a uma solicitação que lhe havia sido dirigida no passado dia 1 März.

Segundo um comunicado da Comissão Dinamizadora, esta estará representada na reunião por: Agostinho Mourato Grilo, ex-Administrador da EDAB, João Proença, Presidente da Casa do Alentejo, José Soeiro, ex-Deputado eleito pelo círculo eleitoral de Beja, Manuel Valadas, Porta-Voz da Plataforma Cidadã e Manuel Tão, Investigador e Professor da Universidade do Algarve.

No documento a Comissão Dinamizadora salienta que fará entrega ao ministro das Infraestruturas do “Dossier Digital” que fundamenta a pretensão da Plataforma Cidadã de ver incluídos, ainda no PNI 2030 e/ou PRR, os investimentos necessários nas acessibilidades prioritárias e estratégicas, que considera de Interesse Nacional, designadamente as ferroviárias (Linha do Alentejo Casa Branca-Beja-Ourique com a indispensável variante ao Aeroporto de Beja (n.d.r: Bürgersteig Beja) e a concordância para Évora) fundamentais para o bom aproveitamento de todas as potencialidades reconhecidas do Aeroporto de Beja mas igualmente estratégicas para o Complexo de Sines, para o setor Agrícola e Agro-Industrial, o Turismo e o transporte de passageiros de qualidade, para além dos impactos positivos para o combate às assimetrias regionais, a defesa do ambiente e a garantia de novas oportunidades de desenvolvimento de um território que representa mais de um terço do território nacional.

Entre a documentação que constitui o “Dossier Digital” constam os principais documentos produzidos pela Plataforma Alentejo e pela Plataforma Cidadã entre os quais o trabalho incontornável do Investigador e Professor Manuel TãoO Alentejo como parte integrante da Euro-Região do Sudoeste Peninsular”, bem como o Estudo da REFER de Maio de 2015 e alguns documentos que demonstram os elevados prejuízos resultantes dos atrasos no arranque das obras nele preconizados mas, insbesondere, o risco maior e imediato que pode resultar para os cofres do Estado, que podem ser superiores a 100 Million, da não execução das obras propostas e que no presente ainda podem beneficiar de financiamentos da UE a fundo perdido iguais ou mesmo superiores a 80%.


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