Die Neuqualifizierung des zweiten Abschnitts von IP8/EN121 zwischen Ferreira do Alentejo und Beja wird vorangetrieben und umfasst den Bau einer Umgehungsstraße in Beringel, Dadurch werden Hunderte von Lastwagen aus dem Stadtzentrum entfernt.
Sessenta e quatro milhões de euros e 540 Tage später, mesmo sem a construção da Autoestrada 26 (A26) zwischen Sines und Beja, a designada Subconcessão do Baixo Alentejo (SBA), a requalificação dos dois troços do chamado Itinerário Principal 8 (IP8), zwischen Santa Margarida do Sado und Ferreira do Alentejo, a sede de concelho, e esta última localidade e Beja, podem trazer uma nova realidade aos 37,5 quilómetros nas acessibilidades da região.
As populações dos concelhos de Beja e Ferreira do Alentejo, não esquecem a decisão do Governo de Pedro Passos Coelho, quando em setembro de 2011, o então secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, reconheceu a suspensão nas obras da SBA por “dificuldade” de financiamento do consórcio a que o Estado seria “completamente alheio”. Um ano depois as Estradas de Portugal anunciavam a decisão de não construir a autoestrada por ser “um equívoco técnico”, porque “o tráfego previsto não justificava a criação de uma autoestrada”, tendo sido gastos até então 35 Million.
Gestern, entre as Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio, Construções J.J.R. & Kinder, SA e Tecnovia-Sociedade de Empreitadas, Lda, foi assinado o contrato de consignação da empreitada do segundo troço do IP8/EN121, zwischen Ferreira do Alentejo und Beja, über 22,5 km, eine Investition 33,6 Million.
De acordo com um comunicado da IP, a obra, entre a rotunda da EN2 em Ferreira do Alentejo e a rotunda do Aeroporto, in Beja, “teve hoje (gestern) início” e está inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (Der Stadtrat von Beja wird die nördliche Geschäftsempfangszone modernisieren) e tem como principal objetivo “melhorar as condições de circulação e segurança, entre as duas localidades, através da beneficiação estrutural do troço e também a travessia urbana de Beringel, com a construção de uma variante”, rechtfertigen.
Kein Dokument, a empresa responsável pela gestão das estradas em Portugal, acrescenta que “a construção da Variante de Beringel, terá um perfil de duas vias em cada sentido e o restabelecimentos desnivelados e interligação com o torço existente”, acrescentando a IP que este empreendimento “vai contribuir para a melhoria das ligações rodoviárias na região”, abschließen.
Die Lidador Nachrichten (LN) apurou que no contrato subscrito entre a IP e consórcio consta que no traçado a requalificar ira ser criada “a introdução de uma passagem de fauna e uma barreira para elevar o voo das aves”, sem concretizar do que realmente se trata.
A construção da Variante de Beringel, Kreis Beja, estava definida na designada Subconcessão do Baixo Alentejo, e é considerada como “essencial para a segurança de pessoas e bens, uma vez que é diariamente atravessada, nos dois sentidos entre Espanha/Beja-Lisboa, por duas centenas de camiões”, começou por dizer ao LN, o presidente da Junta de Freguesia daquela localidade.
Vítor Besugo revelou que nos cerca de 600 metros de atravessamento rodoviário da vila, “nesta campanha de azeitona já tivemos quase uma dezena de camiões a derramar bagaço de azeitona para a estrada e muito pior, para dentro das casas”, fertig.
Wiederum, Präsident der Gemeinde von Beja, que este presente na assinatura do contrato, defendeu que as obras “são de uma importância extrema para termos um bom acesso e com segurança à A26/A2. Foi o culminar de um trabalho levado a cabo nos últimos seis anos por várias entidades, autarquia incluída”, Paul gerechtfertigt Arsen.
Há já algumas semanas que estão a decorrer as obras de requalificação no troço da EN259, zwischen Santa Margarida do Sado und Ferreira do Alentejo, com ligação à rotunda do troço da A26, Grândola Sul/Malhada Velha, que inclui a construção de uma variante em Figueira de Cavaleiros, um troço de 15 km, onde vão ser investidos 30,5 Million.
Teixeira Correia
(Journalist)