Vier Personen,, im Alter zwischen 22 und 28 jahre alt, Drei Bewohner der Gemeinde Leiria und eines in Odivelas, Heute wurde vor dem Gericht von Beja wegen des Verbrechens des krankhaften Handels verurteilt. Die Gruppe, die dem internationalen Handel gewidmet war, wurde gefangen mit 32.336 Dosen von Cannabis.
Os traficantes, que há alguns meses estavam a ser seguidos pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) GNR Aljustrel, foram detidos na tarde/noite de 26 Juni 2023, Autobahn in South (A2), sentido sul-norte, na zona daquela vila alentejana quando regressavam de Espanha de dois automóveis.
O veículo da frente, um VW preto que fazia de “batedor”, onde viajavam três dos arguidos, Sie hatten in ihrem Besitz 12,464 Gramm Cannabis und 830 Euro-Bargeld, enquanto que num Mercedes branco, que viajava 10 quilómetros mais atrás, foram encontrados dois pacotes com 11.950 Gramm Cannabis u 45 Euro-Bargeld. Neben dem Betäubungsmittel, foram ainda apreendidos 7 telemóveis e os dois veículos, além de outros apetrechos ligados ao tráfico.
Dos quatro arguidos, somente dois compareceram a julgamento e um desses, o único que pediu a abertura de instrução do processo e foi pronunciado, manteve-se em silêncio. Este arguido, segundo lembrou um dos juízes do Coletivo, já foi julgado em Beja pelo mesmo tipo de crime. O único dos acusados que se dispôs a falar, esteve em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja durante um ano, aber doch, por virtude de, com o regresso dos autos à fase de instrução, ter sido ultrapassado o prazo máximo daquela medida de coação, es wurde freigegeben.
Na sessão da manhã desta terça-feira o arguido justificou que “tinha uma divida por consumo de droga e tive que fazer este transporte. Não sabia o que trazia na mala do carro”, explicações que não convenceram os magistrados, face às fotos existentes no processo e a um contato que o ligava a um traficante de Leiria que está preso. A tese de que não conhecia os outros arguidos foi desmontada quando lhe perguntaram sobe o conteúdo de uma fatura de um fast-food, com refeições, que teriam sido consumidas pelo grupo.
Am Tag der Operation, e dada a perigosidade dos indivíduos, para além dos militares do NIC de Aljustrel, a GNR reforçou a operação com operacionais do Destacamentos de Trânsito e de Investigação do Comando Territorial de Beja (CTBeja) e da Secção de Informações e Investigação Criminal do CTBeja. Esta foi uma das maiores apreensões de haxixe feitas em 2023 pelos militares do Comando Territorial de Beja (CTBeja) da GNR em operações levadas a cabo nas estradas do distrito.
Teixeira Correia
(Journalist)