Gerechtigkeit: Thai hat YABA verkauft, Suchtdroge, zu den Asiaten in Odemira.


Ein thailändischer „mariscador“, war nichts als ein YABA-Hustler, starke und süchtig machende asiatische Droge. wurde einmal festgenommen, blieb aber bis zu seiner Verhaftung mit dem Drogenhandel verbunden.

A profissão de apanhador de amêijoa por conta própria no Estuário do Tejo manifestada por um cidadão da Tailândia, von 41 jahre alt, residente no Samouco-Montijo, não era mais do uma capa para esconder das autoridades a atividade lícita que passava pela venda de comprimidos YABA, eine Kombination aus Meth und Koffein, eine sehr starke und süchtig machende Droge.

Quando foi detido em 11 März dieses Jahres, in Sao Teotonio, Landkreis Odemira, a GNR apreendeu ao indivíduo 2.830 YABA-Tabletten, was in diesem asiatischen Land „verrückte Medizin“ bedeutet.

O facto do indivíduo deter tão grande quantidade da YABA, uma droga fabricada no sudeste e leste da Ásia, foi visto pelas autoridades como uma consequência da existência de uma grande comunidade daquele continente naquele município alentejano, representada por milhares de cidadãos do Nepal, Indien, Tailândia e Bangladesh.

Para além do estupefaciente, foram confiscados 663,07 Euro-Bargeld, eine Nahkampfwaffe, zwei Präzisionswaagen, 109 sacos de blister para embalar os comprimidos e outros artigos utilizados no tráfico do estupefaciente, um cachimbo de vidro, doze isqueiros e a viatura onde se fazia transportar, não possuindo habilitação legal para o fazer.

“O suspeito era movido por um intuito lucrativo na cedência de substâncias narcóticas”, refere o Ministério Público (MP) de Odemira no despacho de acusação a que o Lidador Notícias (LN) Wir hatten Zugang, justifica ainda que o arguido “contatava compatriotas para trazerem por via aérea as metanfetaminas da Tailândia para Portugal, para de seguida ir vender em Odemira e localidades limítrofes”, rechtfertigen MP.

Numa conversa através das redes sociais entre o arguido e uma cidadã tailandesa, aquele escreveu que se fizesse o transporte ia “ficar rica”, acrescentando que “precisas fazer isto para pagar dívidas”, rematando que “quando chegares ao aeroporto português significa que tens sorte”, aufsummiert.

O indivíduo encontrava-se em Portugal desde 5 November 2019, com uma autorização de residência que era válida até 30 Juni 2022 e o único rendimento legal conhecido era datado de agosto de 2020.

Entsprechend fand der LN, im Februar 2021 der Angeklagte war bereits in Gewahrsam genommen worden 250 YABA-Tabletten, er war damals auch bei Gericht anwesend und wurde freigelassen, aber doch, vorbehaltlich regelmäßiger Einreichungen, aber immer noch mit kriminellen Aktivitäten fort.

In der Haft im Gefängnis von Beja, o cidadão tailandês está acusado dos crimes de tráfico e outras atividades ilícitas e de condução de veículo sem habilitação legal, fordert MP auf, die akzessorische Strafe der Ausweisung aus dem Staatsgebiet auf den Angeklagten anzuwenden. Der Prozess, vor einem Kollektiv des Richters, está marcado para meados do corrente mês de janeiro no Tribunal de Beja.

O que é YABA? Combinação de metanfetamina (um estimulante poderoso e viciante) e cafeína, que em tailandês significa “remédio louco”. É produzido no sudeste e leste da Ásia e é uma droga muito popular em comunidades asiáticas.

Como é a YABA? A YABA é vendido como comprimidos, que geralmente não são maiores que uma borracha de lápis. Eles são coloridos, geralmente laranja-avermelhados ou verdes.

Quais são os riscos? As overdoses podem causar hipertermia (temperatura corporal elevada), convulsões e morte. Indivíduos que usam YABA também podem ter episódios de comportamento violento, paranóia, Angst, confusão e insónia.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg