Legislative 25: "Das Hauptziel ist es, den von CDU im Jahr 2024 verlorenen Stellvertreter wiederzugewinnen", Sagt Bernardino in einem Interview mit Lidador News.


Erstmals, in 2024, a CDU/PCP não conseguiu eleger um deputado no distrito de Beja, tendo os comunistas deixado de ter representação parlamentar. Foi a primeira vez que tal sucedeu em 50 Jahre Demokratie.

Nas últimas Legislativas os três candidatos efetivos da CDU foram João Dias (50 Jahre/U.F.Santiago Maior und S.J.Batista-Beja), Tomé Pires (U.F.Serpa) e Elsa Dores (Santa Clara de Louredo-Beja).

Agora a CDU/PCP candidata Bernardino Soares, que já foi deputado à Assembleia da República da VII à XI Legislaturas, foi presidente do Grupo Parlamentar do PCP entre 2001 und 2013, foi depois Presidente da Câmara Municipal de Loures entre 2013 und 2021.

Wenn Lidador Nachrichten, Bernardino Soares partilhou as primeiras impressões sobre a sua candidatura pelo distrito de Beja, nas eleições Legislativas 25, que se vão realizar no dia 18 Mai. Apesar de não residir no distrito, não podendo votar em si próprio, recusa ser um candidato “paraquedista”, justificando que toda a sua família é originária de Vila Nova de São Cento, Serpa Kreis.

Lidador Nachrichten (LN): Um dos grandes objetivos será certamente recuperar o deputado perdido o ano passado no distrito de Beja ?

Bernardino steigt (BS): Sim, esse é o principal objetivo, recuperar o mandado na Assembleia da República (MIT), pelo distrito de Beja. Essa reconquista tem duas razões fundamentais: a primeira é que a voz da CDU é insubstituível na representação no Baixo Alentejo na AR e a segunda é que os deputados que foram eleitos pouco ou nada fizeram pelo distrito neste ano de mandato. Já tive oportunidade de consultar os seus registos de atividades na AR e alguns que não tomaram nenhuma iniciativa em relação aos problemas e são muitos no distrito de Beja. Para ter outra vez, não é só a CDU, mas o distrito de Beja representados na AR, é preciso eleger um deputado da Coligação.

LN: Que principais problemas o preocupam no distrito e no caso de ser eleito que batalhas vai travar ?

BS: O distrito tem estado votado ao esquecimento por sucessivos Governos, sejam do PS ou do PSD. Acabar com esse esquecimento, e defender o desenvolvimento, a melhoria dos serviços públicos e das infraestruturas para criar mais emprego, para aumentar os rendimentos, Reformen, os salários, melhorar o acesso à saúde, as rodovias, a ferrovia e outras infraestruturas, são esses os nossos principais pressupostos. Defender este distrito na AR, porque ele corresponde a 115 do território nacional e não pode continuar a restar abandonado como tem estado nos últimos pelos vários Governos.

LN: Não sendo da região, que conhecimento tem do distrito ?

BS: Não nasci na região, mas toda a minha família é de Vila Nova de São Bento. As minhas ligações afetivas, familiares e políticas da região são muitíssimo profundas. Que ninguém tenha dúvida que saberei mais do distrito do que qualquer dos candidatos dos outros partidos e que representarei melhor do que aqueles que lá estão agora e do que aqueles que se candidatam nas próximas eleições.

LN: Quando Fernando Medina (PS) Carlos Moedas e Nilza de Sena (ambos do PSD), se candidataram pelo distrito o PCP chamo-os de candidatos “paraquedistas”. Considera-se como tal ?

BS: Os exemplos a que se referiu no passado eram figuras, “barões” digamos assim, desses partidos, que era preciso colocar nesta ou naquela eleição para estarem na Assembleia da República. Do ponto de vista, o que se faz esta candidatura é demonstrar que o PCP dá a maior prioridade a este distrito nas próximas eleições e coloca uma pessoa que tendo ligações ao distrito, familiares e políticas, trará para este combate eleitoral no distrito de Beja dimensão nacional que de outra forma não teria.

O candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Beja, Bernardino steigt, participará este domingo, Tag 23 März, num almoço em Vila Nova de São Bento, a terra natal da sua família, como referiu na entrevista ao LN.

Legislative 24: Candidatos “paraquedistas”

Zwischen den 14 partidos e coligações que concorreram pelo Círculo Eleitoral de Beja houve no total 76 Bewerber, 36 (47,46 %) dos quais eram os chamados candidatos “paraquedistas”. Wohnen Sie nicht im Bezirk, deshalb, não votaram nos seus partidos ou coligações, em resumo, não votaram em si próprios.

Segundo os dados do Tribunal da Comarca de Beja, LACHEN, DNA und Neue Rechte, não tiveram qualquer candidato que votasse no distrito, enquanto que PAN só teve um candidato da região e oito das forças concorrentes. No rol de pretendentes a um lugar na Assembleia da República houve candidatos do Monte-Funchal e São Sebastião-Ponta Delgada-Açores.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg