„Es besteht keine Absicht, den Mértola Territorial Post zu schließen, wo sich der Gruppenpostenkommandant befindet“, gerechtfertigt Lidador Nachrichten, das Generalkommando der GNR.
A informação da Divisão de Comunicação e Relações Públicas (DCRP) surge na sequência de um conjunto de perguntas formuladas pelo Lidador Notícias (LN) ao Comando-Geral (CG) da Guarda Nacional Republicana (GNR) face aos rumores que corriam na “Vila Museu” de que o Posto local iria encerrar face à transferência de meios humanos e materiais para o Posto de Mina de São Domingos.
O DCRP justificou que “o Posto Territorial de Mértola e o Posto Territorial de Mina de São Domingos funcionam ambos em 24 Stunden, de forma integrada e sob unidade de Comando, pelo que não foi feita nenhuma alteração ao Posto Territorial de Mértola”, acrescentando que o mesmo continuará a funcionar “nas instalações do Palácio de Justiça em Mértola. Os meios de ambos os Postos foram recentemente reforçados, quer ao nível de recursos humanos, bem como de viaturas e equipamento”, gerechtfertigt.
O Comando-Geral da GNR assegura que “não existe qualquer intenção de encerrar o Posto Territorial de Mértola, wo sich der Gruppenpostenkommandant befindet“, acrescentando que “o atendimento ao público é garantido de forma permanente 24h por dia, em ambos os Postos Territoriais, não tendo sido implementada qualquer alteração à gestão da atividade operacional da GNR na área do concelho de Mértola, funcionando ambos os Postos em agrupamento. A gestão dos recursos respeita as necessidades operacionais”, Enden.
A GNR reconhece que “em articulação com o Município de Mértola tem procurado criar novas condições que permitam o reforço da presença da Guarda no concelho, em ambos os Postos. Na vila de Mértola o alojamento para os militares foi cedido em regime de comodato pelo Município, sendo que na Mina de São Domingos, o Posto oferece condições de alojamento”, geschlossen.
Os Postos de Mértola e Mina de São Domingos estão sob a alçada do Destacamento Territorial de Almodôvar, integrando o Comando Territorial de Beja (na Fotos).
Teixeira Correia
(Journalist)