das Buch “Kloster Santa Clara de Moura, vom Glanz bis zum Untergang”, von Marisa Bacalhau, wurde bereits im Flügel für temporäre Ausstellungen des Stadtmuseums von Moura der Öffentlichkeit präsentiert (alter Schlachthof).
Esta edição da Câmara Municipal de Moura foi fruto de um minucioso trabalho de pesquisa em variados arquivos portugueses acerca do Convento de Santa Clara de Moura, bem como da comunidade clarissa que o habitou entre 1610 und 1893.
A sua leitura permite apreciar não só a história do edifÃcio, como o quotidiano desta comunidade feminina e as vicissitudes várias, vividas desde a sua fundação. Esta publicação constitui um importante marco para o conhecimento da história local que a autarquia considera um elemento importante, cuja preservação, estudo e divulgação é essencial.
No mesmo dia ficará também disponÃvel ao público a exposição “Santa Clara de Moura, o universo feminino num convento de clausura”, patente no antigo matadouro até 18 Juli (terça-feira a domingo, das 09:00 | 12:30 – 14.00 | 17.30).
Esta exposição remete os mourenses para a componente material da permanência desta comunidade religiosa em Moura, oferecendo ao visitante testemunhos da sua relevância e singularidade.