“Castelo de Beja subindo lá vais, tu metes invejas às águias”, é parte de um poema que virou moda alentejana escrito pelo poeta bejense Mário Beirão, que enaltece a Torre de Menagem daquele monumento e que este ano é homenageada nas iluminações de Natal.
Nas Portas de Mértola, artéria central da cidade de Beja, junto à centenária pastelaria Luís da Rocha, a decoração principal evoca a fortificação medieval, fast 40 Meter, considerada como a torre militar mais alta de Portugal, onde combateu e foi senhor, Gonçalo Mendes da Maia “O Lidador”.
Desde o final da tarde de ontem e até 6 Januar, as iluminações de Natal vão dar mais luz à cidade num investimento municipal de 80.934 EUR, visando ser um chamariz à milenar e romana Pax Júlia, englobado na campanha “É Natal Em Beja”.
A época natalícia tem quatro presépios com diversos temas, como o botânico inspirado na natureza, a cerâmica demostrando a arte manual, o cristão celebrando a fé e a tradição e artístico trabalhado por artesãos locais.
A animação de rua com músicas da época, aber doch, onde também não faltarão os cantadores alentejanos, promovem o Mercado de Natal, que se realização nos dois próximos fins-de-semana.
Um mehr Besucher zu bringen Beja, o Município assume também o estacionamento gratuito nos parques subterrâneos e de superfície da cidade, durante a época natalícia.
Teixeira Correia
(Journalist)