Das Staatsministerium schickt die drei Angreifer vor Gericht, bei Handfeuerwaffe, von Kaffee und Eis. Angeklagt wegen schweren Raubes. Zwei befinden sich in Sicherungsverwahrung und einer im Domizil.
Os três indivíduos suspeitos de dois assaltos à mão armada em Boavista dos Pinheiros e Zambujeira do Mar, Landkreis Odemira, ocorridos na noite de 4 e madrugada de 5 August letzten Jahres, Sie wurden von der Staatsanwaltschaft erhoben (MP) do tribunal daquela vila, de dois crimes de roubo agravado em coautoria, sendo que um dos elementos está ainda sujeito a uma contraordenação de detenção ilegal de arma.
Laut der Anklageschrift des Abgeordneten, zu der Lidador Notícias (LN) Wir hatten Zugang, Dinis Santos, 25 jahre alt, natural de Fornalhas Velhas (Odemira) e João Guerreiro, 26 jahre alt, natural de Santa Luzia (Ourique), ambos em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja e Rúben Santos, 28 jahre alt, natural de Messines de Baixo (Silves), unter Hausarrest, vão ser julgados por dois roubos à mão armada levados a cabo num estabelecimento de kebab e numa gelataria.
Segundo o despacho do MP, cerca das 20,10 horas do primeiro dia, sob a ameaça de uma pistola de alarme empunhada por Rúben, os proprietários do King Kebab, Gursavk Singh e Kuldeep Rokad, in Boavista dos Pinheiros, foram forçados a entregar a João bebidas e comida no valor de 29,70 EUR, mehr 150 euros em numerário e um telemóvel no valor de 1.450 EUR, colocando-se os dois em fuga.
Depois de comer e beber, o trio dirigiu-se a Zambujeira do Mar, nur über 15 quilómetros do local onde perpetraram o primeiro roubo, und die 00,10 bin am nächsten Tag, entraram na Gelataria Mabi e questionaram o funcionário André Jacinto se os serviam, respondendo este que só para levar.
Unmittelbar danach, Rúben Santos sacou da arma, apontou-a na direção da barriga daquele funcionário dizendo-lhe: “passa para cá o dinheiro, isto é um assalto”. Nervoso e dominado pelo medo de ter a arma apontada, o funcionário abriu a caixa registadora e João Guerreiro, já dentro do balcão, retirou da mesma para um saco, neben an 1.200 Euro-Bargeld, com a dupla a colocar-se em fuga.
Nos dois roubos foi usada uma viatura Mitsubishi Lancer, sempre conduzida por Dinis Santos, que aguardou pelos comparsas, dentro da mesma e sempre pronta a encetar a fuga, depois de consumados os crimes.
Nach Angaben der MP, “para intimidar as vítimas e parecer mais real”, a “arma” utilizada pelos arguidos, “mas empunhada por Rúben Santos”, é uma arma de alarme, de cor preta, marca Gap, de calibre 9mm, “réplica fiel” de uma Glock 19 utilizada pelas forças e serviços de segurança e forças armadas.
Teixeira Correia
(Journalist)