Odemira: Die Gemeinde Odemira definiert eine neue Phase der Bildungsstrategie.


Die Gemeinde Odemira setzt eine neue Phase der Gemeindestrategie im Bildungsbereich um, Mit der Überarbeitung des ODETE -Programms - Odemira Bildungsgebiet, projiziert in vier komplementären Dimensionen: Die gegenwärtigen Herausforderungen der Gesellschaft, Gesundheit und körperliches und geistiges Wohlbefinden, Anziehung und Bindung an das Territorium, Zukunft und Erbe für die nächsten Generationen.

O Odemira Território Educativo é o reflexo de uma estratégia coletiva, inovadora e enraizada no território, numa aposta num modelo de governação em rede que valoriza as pessoas, o conhecimento e a cooperação. A nova fase, designada de OdeTE 2.0, é estruturada em 8 eixos que refletem um olhar abrangente e integrado sobre a Educação: 1. Estilos e Hábitos de Vida Saudável e com Propósito, 2. +Inclusão, 3. Eu e Outra/os, uns, 4. Equidade Social, Justiça Intergeracional e Legado, 5. Valorização das Pessoas e da Comunidade, 6. Valorização do Território, 7. Valorização do Tempo, 8. Nachhaltigkeit. Cada eixo integra vários projetos suportados pelo Município e desenvolvidos pelos serviços municipais e por entidades parceiras, dirigidos a alunos, Lehrer, Nicht-Lehrpersonal, Eltern, encarregados de educação e comunidade em geral.

Entre as novas ações, destacam-se o projeto “1000 dias” (que será pioneiro a nível nacional, de Apoio à Gravidez e Programa de Competências Parentais, para valorização da criança na fase entre os 0 und 3 jahre alt) e a Equipa Multidisciplinar Promotora da Saúde e do Bem-Estar. Nos projetos já dinamizados, nota para “Tempo da Calma” (técnicas de meditação e mindfulness nas salas de aula dos 1º e 2 º Ciclos) e “Sou e Estou Aqui e Agora” (sessões de Meditação, Taças Tibetanas, Yoga e Dança Criativa junto das crianças do ensino pré-escolar). Outra ação dinamizada nas escolas é o “Roteiro OdeTE”, que congrega a oferta às escolas, durch die Gemeinde, de atividades fora do contexto formal de sala de aula, para promover a aprendizagem de áreas científicas, o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de cidadania e estimular a criatividade e imaginação através da leitura e da cultura.

A apresentação do Odete 2.0 fand an dem Tag statt 28 Mai, Im Hinterhof der Musik, in Odemira, em ambiente de plena participação da comunidade educativa e das entidades locais com competências na área da infância, Jugend, inclusão e desenvolvimento territorial.

Das Programm, erstellt in 2015, tem o compromisso de garantir uma educação de qualidade assente na premissa que a educação é um direito fundamental e uma prioridade estratégica para o concelho, entendendo-se que a promoção do sucesso escolar exige um esforço conjunto e trabalho em rede baseado na confiança, participação e comunicação. Os principais objetivos incidem em prevenir o abandono escolar precoce, melhorar o sucesso escolar, elevar os níveis de qualificação e formação e disponibilizar dados e estudos que fundamentem políticas educativas informadas e ajustadas ao território. A nova fase da estratégia municipal para a Educação resulta de um processo de coconstrução, com a participação ativa da comunidade, através de consulta pública, da realização de focus groups nos diferentes territórios e de encontros com múltiplos intervenientes na área da educação.

As competências do Município de Odemira no âmbito da Educação têm vindo a aumentar e, apesar das exigentes caraterísticas territoriais, a autarquia tem trabalhado no sentido de responder às necessidades da rede escolar local, besteht aus 5 Schulgruppen, mit 18 Jardins de Infância, 16 Escolas Básicas de 1º Ciclo, 4 Escolas Básicas de 2º e 3º Ciclos, 1 Weiterführende Schule.

Quelle: Gemeinde Odemira


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