Die Gemeinde Odemira wurde ausgezeichnet, im dritten Jahr, vom Netzwerk der Behörden, die sich um informelle Pflegekräfte kümmern (WETTRENNEN), für die Einführung bewährter Verfahren und Unterstützungsmaßnahmen zugunsten informeller Pflegekräfte.
Esta distinção resulta do reconhecimento do projeto Cui(Dar)+, materializando-se na atribuição do selo de mérito que certifica a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido.
A 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (WETTRENNEN), projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, distinguiu 59 autarquias nacionais com o selo de mérito após avaliação mediante critérios definidos em regulamento. Ein iniciativa, que tem como objetivo distinguir e amplificar as melhores práticas de apoio em benefÃcio dos cuidadores informais, implementadas por municÃpios e freguesias do território nacional português, atribui anualmente o selo de mérito à s autarquias que dão resposta à s necessidades dos cuidadores informais.
O projeto Cui(DAR)+, implementado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, com financiamento do MunicÃpio de Odemira, continua a ser uma aposta da intervenção social desenvolvida pela autarquia, que tem revelado um positivo impacto na melhoria da qualidade de vida dos cuidadores informais e das pessoas cuidadas do concelho.
Assente na dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores informais, através do Gabinete de Apoio ao Cuidador, presta apoio psicológico, orientação e encaminhamento social e promove o Descanso do Cuidador.
A iniciativa dinamiza ainda um conjunto de ações de sensibilização e capacitação na área da prestação de cuidados a cuidadores informais e formais.