“Operationsspiegel”: Fünf der zwanzig Angeklagten gaben Erklärungen ab.


Am meisten 20 beschuldigt “Operationsspiegel” der Kriminalpolizei gaben Erklärungen ab. Die Zwangsmaßnahmen sind heute Nachmittag im Beja-Gericht bekannt.

Quando os vinte arguidos detidos na “Operação Espelho”, cujo processo está a adstrito ao Tribunal de Cuba, chegaram na manhã de ontem ao Tribunal de Beja para serem ouvidos em primeiro interrogatório, foram recebidos por cerca de três dezenas de familiares e trabalhadores, que protestavam descontentes pela detenção dos seus patrões.

Segundo apurou o Lidador Notícias somente cinco, zwei Männer und drei Frauen, dos vinte arguidos prestou declarações perante um Juiz de Instrução Criminal (JIC) das Gericht Beja, o que levou a que o Procurador do Ministério Público tivesse proposto as medidas de coação a aplicar aos arguidos.

Hoje a partir das 10h00, de novo no Tribunal de Cuba, os advogados vão fazer as suas alegações e às 17h00 o JIC dará a conhecer, de novo no Tribunal de Beja, as medidas de coação.

Entre os detidos, estão pelo menos três portugueses, zwei Männer und eine Frau, o líder do grupo e o seu braço direito e a contabilista, a quem foram apreendidas diversas viaturas topo de gama, nomeadamente um Porsche, um jaguar, um Mercedes, um BMW e uma carrinha Ford Raptor avaliada em 75 Tausend Euro.

O grupo de arguidos foi distribuído por três cadeias, tendo as seis mulheres passado a noite no Estabelecimento Prisional (EP) de Tires (Sintra), sete homens ficaram no EPBeja e os restantes sete pernoitaram no EPElvas.

Os arguidos estão indiciados de 10 Verbrechen, sendo os mais gravosos o de associação criminosa, tráfico de pessoas, erleichtern die illegale Einwanderung, extorsão e branqueamento de capitais.

Além dos vinte arguidos que foram presentes a primeiro interrogatório no Tribunal de Beja, há mais oito detidos na mesma operação, mas ligados a um processo que teve início em Évora.

A “Operação Espelho” foi levada a cabo na terça-feira por inspetores da Unidade de Contra Terrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária e incidiu nos concelhos de Cuba, Ferreira do Alentejo und Vidigueira, tendo sido empregues mais de 480 operacionais que deram cumprimento de setenta e oito Mandados de Busca domiciliária e não domiciliária.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg