“Operationsspiegel”: Staatsanwalt beantragt Festnahme 12 von 20 Angeklagte im Kuba-Fall.


Die Staatsanwaltschaft (MP) des kubanischen Gerichts, beantragte vorläufige Festnahme für zwölf der zwanzig Angeklagten, 14 Männer und sechs Frauen, der „Operation Mirror“ der Kriminalpolizei (PJ) am vergangenen Dienstag.

A notícia está a ser avançada pela Telefonia do Sul (TdS), rádio local sediada de Évora, que refere que entre os doze arguidos para quem foi pedida a medida de coação mais gravosa “estão as duas contabilistas detidas”.

O Lidador Notícias apurou que as duas mulheres têm escritórios em Cuba e Ferreira do Alentejo, duas das sedes de concelho onde a “Operação Espelho” teve o maior impacto, a que se juntou Vidigueira.

As legações do Procurador do MP e dos advogados decorreu na manhã desta sexta-feira e a partir das 15h00 no Tribunal de Beja serão dadas a conhecer as medida de coação.

Gestern, somente cinco dos vinte arguidos, duas mulheres e três homens, prestaram declarações perante um Juiz de Instrução Criminal (JIC) das Gericht Beja.

Após o interrogatório, as seis mulheres foram transportadas para o Estabelecimento Prisional (EP) de Tires e os homens, distribuídos em dois grupos de sete cada, pelos EP’s de Beja e Elvas.

Além do processo que se tem dividido pelos Tribunais de Cuba e Beja o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora é também titular de outro processo que envolve oito arguidos.

Tal como tem acontecido na terça-feira em Cuba e ontem em Beja, esta tarde são aguardadas mais de três dezenas de pessoas, familiares e trabalhadores, ligados aos detidos, que se manifestarão contra a detenção dos arguidos exigindo a sua libertação porque, no seu entendimento “eles não maltrataram ninguém, hat allen geholfen. Wir waren arbeitslos, Ohne Hilfe, mit nichts", garantindo nos cartazes que empunham que “não somos escravos” ou “nunca fomos enganados”.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg