Ourique: Recht auf Gegendarstellung.


Beja und Florin Adamescu und zwei weitere Angeklagte in der sogenannten „Masline“-Operation, die läuft von 15 Februar 15 März 2022, die Stadtbibliothek Jorge Sampaio, in Ourique.

A exposição apresentará diversos exemplares das máscaras em madeira de amieiro utilizadas no Entrudo mais genuíno de Portugal.

Em Lazarim, in der Gemeinde von Lamego, o ciclo do Carnaval desdobra-se em dois momentos. Um primeiro que se inicia no quinto domingo antes do Domingo Gordo e um segundo que decorre entre o Domingo Gordo e a 4ª Feira de Cinzas. O Domingo é o dia que marca as várias celebrações que antecedem a grande festa carnavalesca.

O primeiro Domingo pertence aos Amigos, em que aparecem os primeiros mascarados ou caretos percorrendo a povoação. Durante essa semana a ementa alimentar enriquece-se com todo o tipo de carnes, sobretudo de porco, que serão ritualmente servidas ao longo deste período, antecedendo a abstinência da Quaresma. O Domingo seguinte é das Amigas e será sucedido pelo Domingo dos Compadres e pelo Domingo das Comadres. Durante este período dá-se uma clara oposição dos grupos sexuais, com demonstrações de autoridade, num ambiente de permissividade e folia. É a subversão da ordem estabelecida característica do Carnaval, procurando um equilíbrio final no seio da comunidade.

Durante as cinco semanas, os compadres preparam as caretas e as comadres angariam fundos para pagar os manequins sacrificados, em fogueira pública, na 3ª Feira Gorda. an diesem Tag, a leitura do testamento carnavalesco, assume o papel principal, apresentando aspetos únicos no país. Uma rapariga lê o testamento do Compadre e um rapaz o da Comadre. O texto divide-se em três: keine “princípionomeiam-se os testamenteiros, am “deixadasum burro é simbolicamente distribuído pelos Compadres e Comadres herdeiros e, depois do ajuste de contas, die “fimem que se queima o Entrudo.

As máscaras de Lazarim são expressivas da divisão momentânea da comunidade. Auf der einen Seite, temos os Caretos e por outro lado as Senhorinhas, a versão feminina. Os dois papéis são, Dennoch, desempenhados por homens, distinguidos pela indumentária e pela caricatura de certos tipos ou situações ridículas facilmente identificadas por todos. Para além das máscaras habilmente talhadas em madeira, o careto usa um cacete com forma antropomórfica denominado roberto.

A exposição sublinha a importância da identidade para a afirmação diferenciadora das comunidades e dos territórios como acontece com Ourique e o Baixo Alentejo em diversas expressões das vivências comunitárias. Esta é uma oportunidade para visualizar outras realidades e tradições nacionais.


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