Ourique: Die Gemeinde würdigt Commander Hélder Mendes erneut mit einem Filmzyklus.


Die Gemeinde Ourique wird eine weitere Ausgabe des Filmzyklus zu Ehren des Kommandanten Hélder Mendes fördern, findet im Cineteatro Sousa Telles statt, in Ourique, von 28 ein 30 November. der eintritt ist frei, aber vorbehaltlich der Platzkapazität.

O comendador Hélder Mendes, ilustre ouriquense, realizador, pioneiro da televisão em Portugal, está ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal. Foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa. Filmou a guerra colonial. Mergulhou nos mares, para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco. Filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera.

in den Jahren 60, früh in seiner Karriere, filmou o documentário «Homens na Falésia», transmitido no programa da RTP “Desporto e Natureza”. Durante o seu trabalho na RTP, Hélder Mendes foi responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve. Por ser também mergulhador, filmou e realizou para a televisão portuguesa, o famoso documentário “Os misteriosos barcos do rio Arade”, descobertos na sequência das dragagens feitas no rio em 1970, e transmitido, erstmals, im Juli 1972.

Uma vida plena de compromissos com a atualidade, a natureza, a cultura e a realização de trabalhos de excelência no registo e transmissão audiovisual de diversos acontecimentos, produções e realizações.

Ourique e os ouriquenses voltam a recordar o seu exemplo – reconhecido pela República Portuguesa na atribuição da Comenda da Ordem do Infante D. Henrique – através da realização de mais uma edição do ciclo de cinema em homenagem ao comendador Hélder Mendes, com películas ligadas à natureza, kein Sousa Telles Filmtheater, in Ourique, von 28 und 30 November, de acordo com a seguinte programação:

28 November (Dienstag), 14h00 – Exibição do documentárioArrábidada Serra ao Mar”, dirigido aos alunos do 2º ciclo, dauerhaft 60 Minuten.

29 November (Mittwoch), 14h00 – Exibição de curtas metragens dirigidas aos alunos do 1º ciclo, dauerhaft 65 Minuten.

30 November (Donnerstag), 21h30 – Exibição do filme “A Campanha do Creoula”, de André Valentim Almeida, para o público em geral.

O Município de Ourique fiel à valorização e preservação das marcas da sua identidade, do património e da memória continuará a criar momentos de afirmação da comunidade e do território, sendo a natureza e a cultura pilares importantes das dinâmicas que se pretendem gerar.


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg