Die internationale Jury trifft sich an diesem Freitag, um die Proben beim 10. Internationalen Wettbewerb für natives Olivenöl extra zu bewerten – Preis CA Ovibeja.
Os membros do Júri do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja reúnem-se em Beja nos dias 7,8 und 9 Mai. ConstituÃdo por peritos oriundos de vários paÃses, o júri internacional vai avaliar 141 Proben aus 11 paÃses produtores. O painel de provadores é presidido por José Gouveia, professor catedrático especialista em azeites.
Este ano os azeites apresentados a concurso são provenientes de Portugal, Spanien, Italien, Griechenland, Frankreich, Kroatien, Israel, China, Brasilien, Argentinien, Tunesien. Como é habitual neste concurso, que está integrado na Ovibeja, a divulgação e entrega dos prémios é feita no decorrer da feira, o que não aconteceu nesta edição em resultado das medidas de restrição contra a Covid-19, que obrigou ao adiamento das provas.
Recorda-se que o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja foi este ano classificado novamente em 1º lugar no ranking da World Best Olive Oils. A organização do concurso é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul e da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal.