Ovibeja: Bearbeitung 40 Jahre feiert Vereine, Wissen teilen, Wettbewerbsfähigkeit und Innovation.


Der 40. Jahrestag von Ovibeja, der zwischen stattfindet 30 von April bis 5 Mai, in denen landwirtschaftliche Verbände – die an der Entstehung der Messe beteiligt sind – wird das zentrale Thema sein, spiegelt sich in mehreren Konferenzen wider. Diese Ausgabe von Ovibeja geht auf die Initiative der eingeladenen Region zurück, bei der es sich in diesem Jahr um die Gemeinde Fundão handelt.

Auf 2 de maio a ACOS, promove uma das conferências, com um painel é constituído pelos representantes das diferentes confederações agrícolas nacionais, KAPPE, CNA, Confagri e AJAP, e ainda pela OVIPOR, uma cooperativa espanhola, parceira da ACOS.

Para um enquadramento sobre a temática foi convidado o ex-ministro da agricultura e sociólogo, Luis Capoulas Santos, profundo conhecedor desta realidade. Em cima da mesa vão ainda estar, wie gewohnt, muitos outros temas para reflexão e debate promovidos pelas entidades participantes no evento.

Entre outras ações previstas no âmbito da partilha de conhecimento, um dos destaques vai para a conferência organizada pela ACOS sobre Integração de migrantes no Baixo Alentejo. Além de outros convidados para refletir sobre esta temática de grande relevo na atualidade, contam-se a participação da representante do Centro para as Migrações do Fundão, Filipa Batista, do Chefe de Missão da OIM Portugal – Organização Internacional para as Migrações, Vasco Malta e de um representante da ACOS.

O Município do Fundão, região convidada, vai evidenciar o projeto Agrotech Fundão, um laboratório em contexto real de testagem e demonstração de tecnologia para estimular a competitividade e a precisão na agricultura.

Em termos culturais, um dos pontos altos é a celebração do 10º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O evento vai juntar, auf 4 Mai (Samstag), depois de almoço, todos os grupos do Comboio do Cante, da zona da Grande Lisboa, e todos os outros da região e de outras zonas do país que tenham disponibilidade para participar. A ideia é celebrar o cante em uníssono, como já aconteceu em 2015, que juntou mais de dois mil cantadores de mais de cem grupos corais.


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg