Bürgerplattform: Er bekräftigt die Gültigkeit seiner Vorschläge zum Flughafen.


Die Bürgerplattform bekräftigt die Stichhaltigkeit ihrer Vorschläge und Überlegungen zum Flughafen (ed: Terminal Bürger) de Beja im Rahmen des Festland-Flughafensystems.

Das Fahrkomitee der Bürgerplattform (CDPC) exorta aas instituições de todo o Alentejo a unir esforços e vontades no sentido de prosseguir a sua ação no sentido da plena utilização de todas as suas capacidades e valências.

Recorde-se que o ontem a Comissão Técnica Independente (CTI) afastou a infraestrutura aeroportuária de Beja da análise final para a futura infraestrutura de Portugal.

A CDPC emitiu um comunicado onde deu a conhecer que participou no seminário da Comissão Técnica Independente (CTI), fand im LNEC statt, in Lissabon, “e teve a oportunidade de seguir todas as apresentações dos membros que fazem parte da Comissão Técnica Independente, bem como as justificações da Coordenadora Geral da CTI, sobre as soluções a estudar na 2ª fase”.

“Face ao relevo dado pela comunicação social ao facto do Aeroporto de Beja não constar entre as possíveis soluções a considerar na 2ª fase, a CDPC sem prejuízo de um mais aprofundado esclarecimento sobre o assunto, considera muito importante deixar claro desde já o seguinte: “em momento algum defendeu o Aeroporto de Beja como o Aeroporto de Lisboa, antes afirmando que o mesmo possui condições geográficas e capacidade para servir diretamente uma ampla região do Alentejo e Espanha, como complementarmente os Aeroportos de Faro e Lisboa, face à sua eminente saturação”, rechtfertigen

A Comissão sustenta que como foi referido pela Coordenadora-Geral da CTI “O Aeroporto de Beja tem condições para ser o Complementar ao Aeroporto de Faro e ainda outras valências” o que corresponde inteiramente ao que a Plataforma Cidadã e já anteriormente a Plataforma Alentejo têm vindo a defender.

Entretanto o presidente da Câmara de Beja, Paul Arsenio (PS), considerou esta sexta-feira que o aproveitamento do aeroporto da cidade mantém-se em aberto, apesar de a Comissão Técnica Independente (CTI) o afastar da análise final para a futura infraestrutura.

“Independentemente das decisões da CTI, o aeroporto de Beja mantém todas as possibilidades [de aproveitamento] que existiam e que estiveram na génese da construção da infraestrutura que presentemente existe”, afirmou o autarca alentejano.

O presidente do município falava à agência Lusa a propósito da exclusão do aeroporto de Beja da lista com as nove possíveis localizações para o novo aeroporto da região de Lisboa que passam às fases seguintes, anunciada pela CTI.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg