trocken: Die Landwirte senden einen Brief an den Landwirtschaftsminister, in dem sie um Maßnahmen bitten.


Nutzung der Medienberichterstattung von Ovibeja, der Verband der Bauernverbände von Baixo Alentejo (Faabu) veröffentlichte den Brief an den Landwirtschaftsminister, wo sie die bereits bestehende Dürresituation in der Region und das angesichts der ungewöhnlich hohen Temperaturen beschreiben, tendiert dazu, die Situation zu verschlimmern.

Kein Dokument, assinado por Rui Garrido, presidente da FAABA, os agricultores asseguram que “a perda total das pastagens, forragens e cereais é praticamente irreversível”, acrescentando que apesar de um Inverno promissor, “as reservas de alimentos para a pecuária são escassas ou quase nulas e a palha e feno no mercado têm preços bastante altos”, abschließen.

Os “homens da terra” referem que os olivais de sequeiro, o montado de sobro, apresentam também cenários muito adversos. "Im 85% do território agricultável alentejano, não haverá pastagens, forragens, Getreide, azeitona ou cortiça, pondo em causa a sustentabilidade deste mundo rural interior”, rechtfertigen.

Face ao cenário que consideram dramático, a FAABA apresentaram à Ministra da Agricultura oito propostas para fazer face ao dramatismo porque passam, pedindo “o reconhecimento formal da situação de seca em toda a região, apoios diretos aos animais e às culturas, antecipação das ajudas de 2023, apoios para reduzir os impostos, manutenção do preço da água de Alqueva”.

Durante a sessão de abertura da Ovibeja, Rui Garrido que é também o presidente da ACOS-Agricultores do Sul, referiu como exemplo dos custos que estão a suportar pela falta de chuva que “os espanhóis estão a comprar o feno em Portugal a 300 euros a tonelada e depois falta comida para o nosso gado”, assegurando que nas explorações os criadores “já estão a reduzir os efetivos”, geschlossen.

Uma das medidas defendidas criação urgente de um plano hidrológico estratégico para esta vasta região, para assegurar o apoio à pecuária e reservas para abastecimento de água às populações.

Teixeira Correia

(Journalist)


Teile den Beitrag mit
468x60.jpg