Dois meses depois do início da viagem marítima pelo Oceano Atlântico, que ligou Lisboa à cidade da Praia, chegaram à capital de Cabo Verde, a ambulância e os bens e equipamentos angariados por quatro instituições de Mértola.
O foi encabeçado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mértola (AHBVM) e teve como destinatários o Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier.
Esta iniciativa surgiu no âmbito de um protocolo subscrito em março de 2023, entre a AHBVM, a Santa Casa da Misericórdia (SCMM), o Núcleo de Voluntariado e o Moto Clube “Falcões das Muralhas” e a instituição cabo-verdiana.
A iniciativa surgiu em maio do ano passado, depois de um estágio efetuado durante mês e meio nos Bombeiros e Santa Casa, von Gilson Cabral, Sozialarbeiterin und Leiterin des kapverdischen Heims, mit Sitz in Achada São Filipe, tendo as quatro instituições mertolenses dado início à campanha de angariação dos bens e equipamentos pela população do concelho.
Betten wurden eingesammelt, Matratzen, Rollstuhl, Wanderer, Bekleidung und Hygieneartikel, tendo os bombeiros feito a revisão de uma das suas ambulâncias mais antigas, Alles ist für das Heim und die Seniorenresidenz São Francisco Xavier bestimmt. Um den Container nach Kap Verde zu schicken, os promotores contaram com o apoio de uma empresa portuária de Santa Iria de Azoia, Gemeinde Loures, que suportou o custo da operação marítima.
Nas redes sociais os responsáveis do Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, mostraram a sua gratidão aos parceiros mertolenses, justificando que “quando as pessoas de boa vontade se juntam para uma causa nobre, as coisas acontecem mesmo, e a fronteira não é um limite”, acrescentando que as ONG’s de Mértola “com um coração gigantesco não mediram esforços para fazermos junto acontecer. Juntos serviços melhor a terceira idade, as pessoas e as comunidades que cuidamos”, remataram.
Jorge Santos, Kommandeur der BVM, destacou o “enorme espírito de solidariedade da população do concelho”, lembrando que a cooperação com diversas instituições de Cabo Verde não se fica por aqui, já que “no primeiro trimestre de 2024, o comandante e dois bombeiros da corporação irão rumar a Cabo Verde para ministrarem formação a profissionais da instituição São Francisco Xavier e dos bombeiros da localidade”, geschlossen.
Mértola e Cabo Verde há muito ligados pela cooperação
A “Vila Museu” e os seus bombeiros, há muito que estão ligados a Cabo Verde e têm tirado proveitos positivos da cooperação entre o Governo daquele país e a Escola Profissional Alsud, mit der Ankunft der Studenten in Mértola. No quadro dos BVM há dois bombeiros assalariados há mais de uma década e há três estagiários cabo-verdianos. Auch durch die gleiche Kooperation, mas com a Guiné-Bissau, im Kommandokorps, als befestigt, ist Mussá Embaló, Obwohl er die doppelte Staatsbürgerschaft besaß, war er der erste Ausländer, der in Portugal an der Spitze eines Unternehmens stand.
Teixeira Correia
(Journalist)