Um relatório sobre as perspetivas para 2024 enthüllt, com base em dados do Chartbeat, que o tráfego dos sites de notícias oriundo do Facebook caiu 48% in 2023, com o tráfego do X (anteriormente conhecido como Twitter) a diminuir 27%, darauf hinweist, dass 62% dos responsáveis de meios de comunicação estão apreensivos com este cenário.
Journalist
Radio Horizonte Algarve / Tavira
Bis 77% dos inquiridos afirma que se irá concentrar mais nos próprios canais diretos de comunicação em 2024, mit 22% a recorrer à redução de custos e uma proporção semelhante (20%) a experimentar plataformas alternativas de terceiros.
Em termos de formatos de notícias, a maioria dos entrevistados indica que irá criar mais vídeos (+64 pontos líquidos), mais newsletters (+52) e mais podcasts (+47), mas o mesmo número de artigos de notícias.
As redes sociais vão aumentar o seu domínio na distribuição de notícias, segundo um relatório do observatório Iberifier, que conclui que os media terão que adaptar as suas estratégias num cenário de “saturação de informação”.
Esta é uma das tendências traçadas para 2025/2030 num estudo do Observatório Ibérico de Media Digitais e da Desinformação (Iberifier), a partir de entrevistas a 71 peritos sobre 16 Bereiche – da IA às novas narrativas, das redes sociais à ‘big data’ – que resultaram num texto síntese, submetido depois à opinião de 101 diretores e responsáveis de media de Portugal e Espanha.
Os media, lê-se no estudo, terão de adaptar as suas estratégias de comunicação “a um contexto de alteração de algoritmos e de saturação de informação, mais radical que nunca”.
O estudo conclui ainda que os media vão passar pela ‘revolução’ da IA, que vai exigir fazer mais verificação (‘fact checking’) no combate à desinformação.
Mais de três quartos (76%) das empresas de comércio eletrónico a operar em Portugal já tiram partido de ferramentas de inteligência artificial. diese, 24% já têm este tipo de tecnologia totalmente implementada, während 52% estão em fase de testes e experimentação e 24% continuam a avaliar se e como a IA pode ser implementada na sua organização.
Estes dados, agora revelados pelo relatório State of Commerce da Salesforce, alinham com outros números já apurados, onde se concluiu que 17% de todas as encomendas de compras de Natal, kein Wert 199 Milliarde, terão sido este ano já influenciadas por IA.
O Spotify deu a conhecer mais alguns dados sobre o consumo de música em 2023, desta vez mais focado em Portugal.
Diz a empresa que o ano passado foi “marcado pelo crescimento de 42% de consumo de música local”, com o rapper português Van Zee a destacar-se enquanto artista emergente e Drenchill a ser o artista português com mais ‘streams’ em outros países. Quanto ao álbum mais ouvido, a preferência dos portugueses foi para ‘The Eminem Show’, álbum com mais de 20 anos que foi também o mais ouvido em Portugal.
No que diz respeito a géneros, o pop foi o mais ouvido em cidade como Lisboa, Albufeira, Leuchtturm, Funchal e Leiria, sendo que o pop e hip-hop portugueses assim como o fado foram os géneros musicais portugueses mais ouvidos no estrangeiro.
Und im Kino die destaque vai para a estreia do thriller “Dogman”.
“Quando o homem está com problemas, Deus envia-lhe um cão.” A frase é de Alphonse de Lamartine e adapta-se perfeitamente a este filme, da, na história de “Dogman”, um rapaz maltratado pela vida encontra a salvação através do amor dos seus cães.
Esta película é realizada pelo francês Luc Besson e conta com Caleb Landry Jones, Marisa Berenson e Christopher Denham como nomes de relevo do elenco.
Anhänger https://www.youtube.com/watch?v=7EXOJQWE52w