The Minister of Agriculture was this Tuesday afternoon in Beja, attending the presentation of the Sustainable Alqueva Program (NOT), initiative promoted by the Alqueva Development and Infrastructure Company (EDIA) and spoke to about a hundred people who were present at the PAS presentation.
At the opening of the session, Maria do Céu Antunes, começou por deixar uma questão sobre “como vamos aproveitar os recursos hídricos e como distribuir a água pelas culturas e que culturas?. Com mais charcas, com a limpeza de barragens, a dessalinização?, tendo justificado que “não podemos deixar de regar. Temos que o fazer com qualidade e com parcimónia no uso da água”, concluded.
Em jeito de resposta aos agricultores que a têm critica e pedido a demissão, a titular da pasta da agricultura, justificou que “não achamos que as culturas intensivas sejam o mal de todos os pecados”, referindo-se aos olivais e culturas de frutos secos, defendendo o reforço das dotações de rega iniciais, para as explorações inscritas dentro da área beneficiada pelo Perímetro de Rega de Alqueva.
Maria do Céu Antunes, justificou que “sem atividade agrícola há muito mais fenómenos de erosão, quer nas terras que nas populações”, recordando que hoje “ninguém olha para o Alentejo com um sentido de perda, que aproveitou as suas terras para produzir de forma sustentável e gerar riqueza”, concluded.
A ministra assegurou aos agricultores/regantes que “vamos expandir Alqueva com verbas do PDR 2020, sendo que uma das prioridades é a ligação à barragem do Monte da Rocha (Ourique)", revelando que ontem assinou um despacho em que “não vão ser autorizadas novas cultura no Perímetro de Rega do Mira, sendo privilegiadas culturas que precisem de menos água”, finished.
Hoje ficou a saber-se que Portugal vai pedir, on Monday, à Comissão Europeia que permita o uso dos instrumentos disponíveis na Política Agrícola Comum (PAC) para ajudar os agricultores a fazerem face à situação de seca”, revelou fonte europeia.
No próximo Conselho de ministros da Agricultura da União Europeia, Maria do Céu Antunes “irá pedir à Comissão que concorde com o uso de instrumentos disponíveis na PAC para enfrentar a situação”, revealed the source.
Teixeira Correia
(journalist)