Alqueva: Two new perimeters will irrigate 11.167 hectares in Beja and Vidigueira.
The Enterprise Development and Infrastructures of Alqueva (EDIA), yesterday announced the entry into operation in the current irrigation season, two new perimeters of irrigated land in the Alqueva system, in total 11.167 hectares, in the municipalities of Beja and Vidigueira.
Os blocos de rega Beringel/Beja e o Circuito Hidráulico de São Matias estão “em condições de regar” e disponÃveis para serem aproveitados na presente campanha, adiantou fonte da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).
The constructions, revelou a EDIA, beneficiam “Close of 400 owners” and, à semelhança dos perÃmetros já em exploração, aquando da sua entrada em funcionamento, “não serão cobrados os volumes de água utilizados” neste que é o “ano zero” dos dois aproveitamentos hidroagrÃcolas, in other words “o ano de testes”.
Os novos perÃmetros de rega foram hoje apresentados publicamente, edia in headquarters, in Beja, numa sessão, em que participaram agricultores e proprietários, para prestar esclarecimentos sobre os processos ligados à fase de exploração dos mesmos.
Integrado no subsistema de rega de Alqueva, o aproveitamento hidroagrÃcola de Beringel/Beja beneficia cerca de 5.300 hectares, distribuÃdos por quatro sub-blocos localizados no concelho de Beja, nas freguesias de Mombeja, São Brissos, Santa Clara de Louredo, Santiago Maior e São João Batista.
Já o aproveitamento associado ao Circuito Hidráulico de São Matias, integrado no subsistema de rega de Pedrógão, serve uma área de 5.867 hectares.
Dividido em quatro sub-blocos, o perÃmetro situa-se nos concelhos de Beja (freguesias de São Matias, Santa Maria da Feira, Santiago Maior, Our Lady of the Snows, São Brissos e Baleizão) e de Vidigueira (parish of Selmes).
“No total, serão mais 11.167 hectares constituÃdos por cerca de 114 quilómetros de redes secundárias de rega, três estações elevatórias, Close of 300 mouths watering, 13 quilómetros de rede viária e 24 quilómetros de redes de drenagem”, realçou a empresa gestora do Alqueva.