At stake is the possible support for the movement “More citizens” that Vidigueira militants claim to have as a candidate for the chamber, Manuel Narra. In the Open Letter sent to Rui Rio, the fact that the former mayor was constituted accused is remembered.
Sob o título “o povo não entende esta decisão”, um conjunto de denominados militantes e apoiantes do Partido Social Democrata (PSD) do concelho de Vidigueira, escreveram uma Carta Aberta a Rui Rio, Chairman of the PSD, onde pretendem “demonstrar a nossa indignação e consternação” pelo facto do partido “não apresentar candidatura” à autarquia e “ter demonstrado o seu apoio” ao movimento “Mais cidadãos”.
Os autores da missiva justificam que já existe o apoio e envolvimento público “de um conjunto de sociais-democratas” do concelho a esse movimento, que tudo aponta será encabeçado por Manuel Narra, que foi presidente da autarquia da “Vila dos Gamas” entre 2005 and 2017. ´
Os sociais-democratas descontentes atiram uma farpa a Rui Rio sobre Manuel Narra: “talvez não saiba, ou talvez saiba, que esse senhor foi recentemente constituído arguido pelo DIAP de Évora, pelos crimes de peculato e falsificação de documentos durante o mandato 2013/2017”, juntando cópia do despacho de acusação.
Os militantes lembram palavras de Sá Carneiro citadas por Rio, sobre os candidatos do PSD e por si apoiados que “é um somatório de três fatores: courage, seriedade e competência”, defendendo que está na hora de “cumprirmos o que proclamamos” para se ser dignos do Partido de Sá Carneiro.
Voltando novamente a citar palavras do presidente do PSD sobre a Operação Marquês e a decisão do juiz Ivo Rosa, em que Rui Rio afirmou que “basta de hipocrisia e basta de falta de coragem, que têm feito crescer os movimentos políticos extremistas”, defendendo que que “ainda vamos a tempo de mudar e não aceitamos ser apoiantes e cúmplices de candidatos arguidos”, Remata.
Oficialmente o movimento “Mais cidadãos” tornou público um comunicado em que informava que estava a preparar uma candidatura à Câmara Municipal de Vidigueira, não revelando os nomes dos integrantes e muito menos do cabeça de lista.
Last day 8 de abril quando José Silvano, secretário-Geral do PSD, apresentou os últimos candidatos autárquicos, justificou que “o partido tem dificuldades em alguns distritos, nomeadamente em Beja”, não tendo apresentado candidatos nos concelhos de Alvito, Castro Verde, Mértola and Vidigueira, não tendo feito qualquer referência ao apoio a movimentos independentes.
Recorde-se que no início do corrente mês de abril, o Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal de Évora acusou Manuel Narra dos crimes de peculato e falsificação de documento, por eventual recebimento indevidos de ajudas de custo por parte do ex-autarca.
Heard by Lidador News (LN), Manuel Narra, justificou que pelo documento enviado a Rui Rio “a concelhia ou os militantes do PSD de Vidigueira sabem mais do que os integrantes do movimento”, acrescentando que sobre o processo de que foi alvo por parte do MP que “à justiça o que é da justiça”, finished.
Eleito durante 12 anos pela CDU, Manuel Narra, apoiou em 2017 um movimento independente encabeçado pela sua antiga vice-presidente Helena D’Aguilar, deixou um aviso: “veremos se no fim do processo quem andou a enviar mails do correio eletrónico da Câmara Municipal vai acabar arguido. Repito, à justiça o que é da justiça”, concluded.
Teixeira belt
(journalist)