Aviation: “Beja could be a very important platform in supporting passengers”.


The mayor of Beja is satisfied with the inclusion in the list of possible locations for Lisbon airport, by the Independent Technical Commission (CTI).

Em declarações à TSF, Paulo Arsénio lembra, however, que o presente aeroporto de Beja precisaria de algumas obras para aumentar a capacidade de resposta.

Agrada-nos muito que Beja seja considerada, temos uma pequena estrutura civil numa base militar, é sempre bom termos essa noção e essa consciência. Se tivermos as nossas condições revistas e melhoradas, Beja poderá ser uma plataforma muito importante de apoio de passageiros, quer em Lisboa, quer em Faro”, considers. O autarca sublinha também a necessidade de avançar com uma ligação de comboio, que fique próxima do aeroporto.

Essa possibilidade está a ser estudada pela Infraestruturas de Portugal. No âmbito da modernização da linha ferroviária entre Beja e Casa Branca, está a ser equacionada a possibilidade de haver um ramal de ligação ao aeroporto. Parece-nos importante. Em termos de mercadorias, Beja pode e deve ter um papel muito importante, a ferrovia passar junto ao aeroporto é uma necessidade e estudar as possibilidades é benéfico para toda esta zona do sudoeste peninsular”, stresses.

As palavras do edil bejense surgem na sequência da revelação de que Beja e Alverca entraram na lista de possíveis localizações para o novo aeroporto de Lisboa, depois de propostas à Comissão Técnica Independente (CTI) responsável pela avaliação ambiental estratégica, que as vai analisar.

A CTI tem como coordenadora-geral a professora Rosário Partidário e conta com uma equipa de seis coordenadores técnicos, entre os quais se encontra a professora universitária Rosário Macário, especialista em Planeamento e Operação de Sistemas de Transportes, que ficou responsável pela coordenação da área de planificação aeroportuária.

Os relatórios com as conclusões da CTI têm de estar fechados até novembro, passando-se depois para a fase de discussões públicas.

Questionada se faz sentido um aeroporto de Lisboa afastado da cidade, as, for example, no caso de Santarém ou Beja, que ficam a mais de 80 kilometers, a professora universitária apontou que a distância física não é o fator mais relevante.

O mais relevante são sempre as acessibilidades em tempo e em alternativas para chegar à cidade a partir do aeroporto. Obviamente que não é desejável que seja muito longe, mas a distância em tempo é, let say, o principal aspeto e isso depende da oferta que existe, dos modos de transporte e das soluções de deslocação”, highlighted.

Segundo Rosário Macário, qualquer uma das hipótesesimplica repensar acessibilidades”. Outros fatores a ter em conta na análise são, elencou, o custo da infraestrutura, os impactos gerados e o potencial de expansão.


Share This Post On
468x60.jpg