Beja: despite being excluded, Plataforma Cidadã continues to defend the airport as a solution.


Taking advantage of the media impact of the presence of politicians and visitors at Ovibeja, the Citizen Platform “Yes, to Beja International Airport”, launched a campaign for everyone to sign the Public Petition, to deliver to the Assembly of the Republic, for the Alentejo infrastructure, be sure to be considered as an option for Lisbon Airport.

Na entrada norte de Beja, Rotunda in the Air Force, nos acessos de Lisboa e Évora, foram colocadas duas enormes tarjas onde se lê: “Ajude o Alentejo! Assine a Petição Pública!". Depois no interior da Ovibeja no acesso ao Pavilhão Institucional, onde estão autarquias e serviços desconcentrados do Estado está uma bancada onde se recolhem as assinaturas dos cidadãos. No dia de hoje e desde que o certame abriu portas, to 11,00 hours, e até cerca das 15h00 horas, já tinha sido recolhidas meio milhar de assinaturas.

Apesar da na passada quinta-feira a Comissão Técnica Independente (CTI) afastou a infraestrutura aeroportuária de Beja da análise final para o futuro aeroporto de Portugal, a Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã (CDPC) emitiu um comunicado onde “reafirma a validade das nossas propostas e considerações sobre o Aeroporto de Beja no quadro do sistema aeroportuário do continente”.

A CDPC exortou as instituições de todo o Alentejo “A unir esforços e vontades no sentido de prosseguir a sua ação para conseguir a plena utilização de todas as suas capacidades e valências”, justify.

No documento emitido a CDPC deu a conhecer que participou no seminário da CTI, realizado no LNEC, in Lisbon, e teve oportunidade de seguir todas as apresentações dos membros que fazem parte da CTI, bem como das justificações da Coordenador Geral, sobre as soluções a estudar na 2ª fase.

A CDPC sublinhou que “não defende Beja como opção a Lisboa, mas que este tem condições para servir como complemento aos Aeroportos de Faro e Lisboa, face à eminente saturação”, justified.

The president of the Chamber of Beja, Socialist Paulo Arsénio, considerou que “o aproveitamento do aeroporto da cidade mantém-se em aberto, apesar de a CTI o afastar da análise final para a futura infraestrutura”, finished.

Teixeira Correia

(journalist)


Share This Post On
468x60.jpg