“We believe that we are going to have the biggest and most participated tournament ever” justified Francisco Agatão, former Boavista player, and godfather of the VII Beja Cup in the presentation of the competition that took place yesterday at the Castle of the Alentejo city.
Depois de dois anos de interregno devido à pandemia, a competição organizada pelo Clube Desportivo de Beja (CDBeja), terá como cenário o relvado natural e os dois sintéticos do Complexo Desportivo Fernando Mamede e do relvado sintético do Bairro da Conceição, na periferia da cidade, disputando nos 10, 11 and 12 de junho as competições dos escalões masculinos, Sub7, Sub9, Under 10, Sub11, Sub12 e Sub14 e no dia 16 de junho o torneio feminino de Sub16.
O torneio terá a participação de perto de um milhar de atletas, tem um orçamento de 70.000 euros, tendo o clube organizador conseguido o apoio logístico do Regimento de Infantaria 1 e do IPDJ para albergar os participantes na Beja Cup 2022.
Rui Carraça, presidente do CDBeja, justificou que “é bom estar de volta, depois de um interregno de dois anos. A formação é a grande aposta do clube”, concluded.
A Câmara Municipal de Beja está ao lado do clube no apoio à competição, tendo a vereadora Marisa Saturnino referido que a iniciativa “destaca-se pelo espirito positivo e de mobilização e pela grande mais-valia que representa para a cidade e o concelho”. It is a great opportunity for the promotion of the territory”, concluded.
In the VI edition of the Beja Cup 2019 participated 34 clubes e 57 teams, in total 781 athletes (the biggest turnout ever), accompanied by 148 staff elements.
Francisco Agatão o “Padrinho” do Beja Cup.
O antigo jogador do Boavista e do Estrela da Amadora e treinador do Salgueiros, Sporting, Campomaiorense e diversas equipa dos Açores, decidiu este ano colocar ponto final na carreira profissional, regressar à terra natal e já assumiu o cargo de Coordenador do Futebol Juvenil do Clube Desportivo de Beja.
“Quarenta anos depois de andar a viver fora da cidade, é com nostalgia que regresso a casa e a um dos clubes que representei e que sinto. Neste regresso recordo a frase célebre: nunca perdemos o castelo de vista”, disse Agatão visivelmente comovido. “Depois da pandemia abre-se uma nova janela para a promoção do futebol jovem e é isso que vamos fazer no clube e mostrar com este torneio. Vamos ser felizes”, concluded.
Clubes e Escalões do Beja Cup 2022
Sub7 (8): Desportivo de Beja, Benavente, Barreirense, Escola Futebol Belenenses de Odivelas, Escola Futebol ARD-JIC (Coruche), Sociedade 1º de Janeiro (São Brás de Alportel), Portimonense e Footkart (Almeirim).
Sub9 (11): Desportivo de Beja, Benavente, Armacenenses, Barreirense, Escola Futebol Belenenses de Odivelas, Escola Futebol Belenenses de Loures, Louletano, Sociedade 1º de Janeiro (São Brás de Alportel), Portimonense, Samouquense e Sporting da Vista Alegre (Ilhavo).
Under 10 (8): Desportivo de Beja, Benavente, Armacenenses, Barreirense, Escola Futebol ARD-JIC (Coruche), Portimonense, Juventude de Évora e Academia Tavira-Sporting.
Sub11 (12): Desportivo de Beja, Benavente, Armacenenses, Ferreiras, Barreirense, Clube Alto Douro, Bobadelense, Samouquense, Portimonense, Juventude e Lusitano de Évora e Alenquer e Benfica.
Sub14 (6): Desportivo de Beja, Armacenenses, Barreirense, Alfragide, Sociedade 1º de Janeiro (São Brás de Alportel) and 4 ao Cubo-Associação Desportiva de Olhão.
Feminino Sub16 (7): Penedo Gordo (Beja), Lusitano from Évora, Escola de Futebol Tocof, Centro Cultural de Brejos de Azeitão, Estrela de Santo André, Escola de Futebol do Benfica de Oeiras e Calipolense (Vila Viçosa).
Para acompanhar dia-a-dia o Beja Cup 2022: https://www.facebook.com/BejaCup/.
Teixeira Correia
(journalist)